Setecs monitora funcionamento dos programas sociais nos municípios do interior
O Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realiza desde 11 de abril o monitoramento dos programas sociais. O intuito é orientar os gestores municipais com relação à execução de programas, projetos e serviços da Assistência Social. A previsão da Setecs é fiscalizar os 141 municípios do Estado até o final de julho.
O monitoramento é realizado por doze assistentes sociais, divididos em oito equipes. “Dividimos as visitas em quatro etapas, queremos atender 51 municípios até a primeira semana de maio. Vamos monitorar os programas e serviços assistenciais, como por exemplo, o Programa de Atenção a Família (PAIF), ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os programas de atenção a vítimas de violência, que são realizados nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a rede de prestação de serviços e até mesmo as famílias que participam do programa Bolsa Família são procuradas pela nossa equipe”, destaca a coordenadora de Assistência Social da Setecs, Leicy Lucas de Miranda.
Ela afirmou ainda que ao final do monitoramento os assistentes sociais voltam a se reunir com os gestores. “Após verificar todos os serviços nossos técnicos elaboram um relatório do que deve ser melhorado e entrega ao gestor do município, objetivando melhorar a prestação dos serviços na área social, lá na ponta, onde os usuários são atendidos em cada cidade do Estado”.
O Governo realiza o monitoramento desde 2003 e muitos avanços foram conquistados na Assistência Social desde então, como, por exemplo, a redução da pobreza em Mato Grosso. As pessoas que vivem em domicílios em estado de extrema pobreza somavam, ao final de 2008, 15,8% da população, mas já foram 20% em 2006 e em 1996, 28% da população total de Mato Grosso viviam em extrema pobreza, segundo o IBGE nos seus Indicadores Sociais. Além da redução da pobreza, houve uma expansão na rede física dos CRAS e dos CREAS, ampliação no número de famílias beneficiadas no Bolsa Família e nos programas da assistência em geral.
“Todas estas ações são reflexo do trabalho de monitoramento e capacitação que o Governo desenvolve nos municípios, pois isto qualifica e aperfeiçoa a gestão municipal. O Governo Federal avalia tudo isto na hora de liberar e ampliar os investimentos”, destacou o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior.
Os municípios que serão visitados pelo monitoramento da Setecs no primeiro semestre são: Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Luciara, Ato Boa Vista, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, Santa Terezinha, Confresa, Proto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Querência, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Nova Xavantina, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, General Carneiro, Novo São Joaquim, Campinápolis, Tesouro, Guiratinga, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Campo Verde, Dom Aquino, São José do Povo, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.
Comentários