Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 20 de Abril de 2010 às 08:59
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) respondeu na tarde de ontem as declarações da senadora Serys Slhessarenko (PT), que derrotada nas prévias do partido no domingo, afirmou que trabalhará para que seja incluído o apoio do PT à candidatura do empresário Mauro Mendes.

Enfático, Silval disse que “espera uma posição do PT” – se referindo a aliança para as eleições de 2010. Num discurso ainda mais incisivo, ele lembrou que assim como o PMDB respalda em Mato Grosso a candidatura da presidenciável Dilma Rousseff, também espera a “repetição no plano estadual do aval do PT”.

Para Silval Barbosa, o impasse gerado no Partido dos Trabalhadores do Estado, em decorrência da indefinição do candidato ao Senado, estava barrando o andamento dos trabalhos do grupo. O bloco conta ainda com participação do PR. Com o resultado da consulta que referendou o nome do presidente da sigla, deputado federal Carlos Abicalil para o espaço, o governador espera o oficialização do apoio do PT para sua candidatura.

Ele evitou falar diretamente dos reflexos que o racha no PT poderá gerar para o projeto do PMDB. Mas admitiu que irá procurar entendimento com a senadora para convencê-la de que o melhor caminho é garantir a unidade da sigla em torno dos planos já desenhados no Estado. “Vou procurar a senadora e conversar com ela. Acho que depois de uma disputa acirrada dessas é natural e lógico que você sai chateado. Espero que conversando ela (Serys) reveja essa posição”, enfatizou.

O resultado das prévias cria desde já um ambiente estremecido entre uma ala considerável do PT e o bloco que apoia a candidatura de Silval Barbosa. O presidente estadual da legenda, Carlos Abicalil, tentará assegurar a unidade do partido – mas dificilmente obterá sucesso pleno na investida. Os planos do PMDB ficam abalados num cenário onde cada candidato ao governo lança mão de mecanismos eficazes para atrair aliados. O destempero no PT nesse momento gera reflexos positivos para Mauro Mendes, um dos maiores beneficiados com a decisão de Serys.

Visivelmente descontente com o mal estar vivido na legenda, o governador lembrou que a cúpula do PMDB do Estado conta com apoio do PT nacional, através do respaldo do presidente Lula e da ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com o alerta, Silval demonstra entendimento de que se necessário, o partido poderá pedir empenho da nacional do PT para o pleno apoio da sigla em Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135603/visualizar/