Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 17:49

    Imprimir


A economia da União Europeia (UE) enfrentará sérias consequências se a nuvem de cinzas vulcânicas que provocou o cancelamento de voos pelo continente prosseguir por muito tempo, disse o comissário europeu do comércio nesta segunda-feira.

 
  Johannes Eisele/Reuters  
Aeronaves da companhia aérea Lufthansa estão parados no aeroporto internacional de Frankfurt
Aeronaves da companhia aérea Lufthansa estão parados no aeroporto internacional de Frankfurt


"Se isso for demorar, significaria de fato um transtorno muito sério à vida econômica da Europa", disse o comissário Karel De Gucht à Reuters numa entrevista.

De Gucht afirmou que não arriscaria falar em um número sobre o impacto da crise até agora no comércio da União Europeia.

"O que me dá um pouco de medo é que não há um timer [relógio] nesse vulcão", afirmou.

Os ministros dos Transportes europeus discutiram a crise após uma reunião da agência de controle da aviação europeia, a Eurocontrol, que disse nesta segunda-feira que esperava que entre 8.000 e 9.000 voos operassem na Europa, uma redução de 70% em relação a um dia normal.

Mais cedo nesta segunda-feira, o braço executivo da UE afirmou que estava avaliando a possibilidade de abrandar as regras europeias de ajuda estatal para auxiliar as companhias aéreas atingidas por prejuízos na casa dos milhões de euros.

De Gucht afirmou que não havia sido tomada nenhuma decisão no nível europeu para fornecer assistência às companhias aéreas e que qualquer pedido de ajuda seria feito pelas empresas aos governos de seus respectivos países.

"Dado o fato de que é um desastre natural, posso imaginar que medidas apropriadas serão tomadas e elas não necessariamente seriam incompatíveis com a OMC (Organização Mundial do Comércio) porque são resultado de um desastre natural", afirmou De Gucht.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135666/visualizar/