Estado do Piauí recebe mais cinco Biliotecas Arcas das Letras
Unidades rurais dos municípios do Território da Cidadania Entre Rios, no Piauí, receberão, nesta terça- feira, 20, cinco bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). Os municípios de Amarante, Altos, São Gonçalo e Miguel Alves serão os contemplados com as novas bibliotecas.
A entrega das arcas será no Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG/PI), às 14h. Durante o ato, acontece o encontro entre as coordenadoras do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(STTR), que vão ajudar no trabalho de capacitação dos agentes de leitura. Esta atividade ocorre logo após a entrega das bibliotecas.
Os agentes de leitura são selecionados por consulta popular e ficam responsáveis pelas bibliotecas das suas comunidades. Na capacitação, eles aprendem técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.
Os municípios de Amarante e São Gonçalo recebem pela primeira vez o programa Arca das Letras e Altos e Miguel Alves ampliam o número de comunidades beneficiadas com as bibliotecas rurais.
Arca das Letras no Piauí
O Estado do Piauí é o quinto no País com maior número de bibliotecas rurais Arca das Letras implantadas. O estado soma agora 534 bibliotecas rurais. O número de famílias beneficiadas com o programa chega a 43 mil, além de atingir a marca de mais de 115 mil livros distribuídos. O Estado possui 935 agentes de leitura capacitados pelo programa.
Como funciona o programa
Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou em todo o País 7.212 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,8 milhão, beneficiando mais de 790 mil famílias do campo.
A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.
O Arca das Letras conta com parceiros como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros. O cartunista Maurício de Souza fez a doação de seus gibis para implantação das gibitecas rurais, que integram os acervos das bibliotecas.
Programação
Data : 20 de abril- terça- feira- Teresina/Pi
Horário - 14h: Capacitação dos agentes de leitura e entrega das bibliotecas rurais dos municípios de Amarante, Altos, São Gonçalo e Miguel Alves
Local: Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG/PI)
Comentários