MT é destaque no investimento em transporte escolar
Mato Grosso é o primeiro Estado da União a massificar o uso do modelo de ônibus escolar selecionado pelo Ministério da Educação (MEC). A informação é do diretor de Articulação e Apoio ao Sistema de Ensino da Educação Básica do ministério, Romeu Wellington Capputo.
O diretor do MEC está em Cuiabá participando de uma reunião no auditório da Secretaria de Estado de Educação, com a presença de mais de 30 prefeituras do Estado. O objetivo é repassar orientações para sanar problemas diagnosticados na execução do cumprimento das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Quanto à aquisição dos ônibus escolares, devem ser adquiridos, por meio do regime de colaboração entre o Estado e a União, 500 veículos (parte, inclusive, já foi entregue às Prefeituras). Destes 500, 250 são aquisições do MEC e, os outros 250, do governo do estado. O dirigente do MEC elogiou o deputado federal Carlos Abicalil para que esse desempenho fosse alcançado (o deputado apresentou emendas que possibilitaram parte das aquisições). Abicalil esteve presente na abertura da reunião, na manhã desta segunda-feira.
Para que este ônibus fossem transformados em modelo, além de suas cor amarela, o MEC negociou a isenção de todos os impostos federais e inclusive os estaduais (ICMS).
Ainda em relação ao transporte escolar, Romeu Capputo anunciou que o MEC irá oferecer às prefeituras a opção de compra de bicicletas com modelos padronizados pelo MEC. Estas podem ser utilizadas pelos municípios para aliviar o trajeto dos ônibus escolares e diminuir o tempo em que os alunos permanecem dentro dos veículos. Por exemplo, se for a opção da família, o aluno poderá utilizar este bicicleta para ir da sede da fazenda/sítio até o ponto de ônibus. Ou, ir até a própria escola, dependendo da distância desta.
O MEC já está com edital para comprar as bicicletas, em dois modelos, com aro 16 e aro 20.
Mato Grosso é o primeiro Estado da União a massificar o uso do modelo de ônibus escolar selecionado pelo Ministério da Educação (MEC). A informação é do diretor de Articulação e Apoio ao Sistema de Ensino da Educação Básica do ministério, Romeu Wellington Capputo. O diretor do MEC está em Cuiabá participando de uma reunião no auditório da Secretaria de Estado de Educação, com a presença de mais de 30 prefeituras do Estado. O objetivo é repassar orientações para sanar problemas diagnosticados na execução do cumprimento das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR). Quanto à aquisição dos ônibus escolares, devem ser adquiridos, por meio do regime de colaboração entre o Estado e a União, 500 veículos (parte, inclusive, já foi entregue às Prefeituras). Destes 500, 250 são aquisições do MEC e, os outros 250, do governo do estado. O dirigente do MEC elogiou o deputado federal Carlos Abicalil para que esse desempenho fosse alcançado (o deputado apresentou emendas que possibilitaram parte das aquisições). Abicalil esteve presente na abertura da reunião, na manhã desta segunda-feira. Para que este ônibus fossem transformados em modelo, além de suas cor amarela, o MEC negociou a isenção de todos os impostos federais e inclusive os estaduais (ICMS). Ainda em relação ao transporte escolar, Romeu Capputo anunciou que o MEC irá oferecer às prefeituras a opção de compra de bicicletas com modelos padronizados pelo MEC. Estas podem ser utilizadas pelos municípios para aliviar o trajeto dos ônibus escolares e diminuir o tempo em que os alunos permanecem dentro dos veículos. Por exemplo, se for a opção da família, o aluno poderá utilizar este bicicleta para ir da sede da fazenda/sítio até o ponto de ônibus. Ou, ir até a própria escola, dependendo da distância desta. O MEC já está com edital para comprar as bicicletas, em dois modelos, com aro 16 e aro 20.
Comentários