Comunicado do Ipea n° 44, que será divulgado nesta terça-feira (20), faz uma avaliação do cinquentenário da capital
Ipea analisa efeitos de Brasília na economia do Centro-Oeste e do País
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança em Brasília (SBS Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), na terça-feira, dia 20, às 14h, o Comunicado do Ipea n° 44 Brasília: impactos econômicos da capital no Centro-Oeste e no País, que avalia os 50 anos da capital do ponto de vista econômico. O estudo revela o avanço da participação da economia brasiliense na composição do PIB regional e deste sobre o PIB brasileiro. O documento é dividido em duas partes:
1. A evolução da estrutura domiciliar no Distrito Federal
2. A evolução da estrutura econômica do Distrito Federal
2.1 - A importância de Brasília para o Centro-Oeste
2.2 - A Distribuição de renda no Distrito Federal
2.3 - A evolução da estrutura ocupacional no Distrito Federal
A publicação mostra também as conseqüências da criação de Brasília para a região Centro-Oeste. Segundo o Comunicado, o Distrito Federal funciona hoje como um pólo econômico para toda uma ampla área do interior do Brasil, que ultrapassa inclusive as fronteiras estritas do Centro-Oeste.
A participação na produção nacional elevou-se consideravelmente e contribuiu para que o Centro-Oeste encontre-se hoje acima da média brasileira, em termos de renda per capita. A apresentação do estudo, que terá transmissão on-line, será feita pelo assessor da Presidência Milko Matijascic, às 14h, nesta terça-feira, dia 20, no auditório do Ipea, em Brasília.
Seminário Brasília 50 Anos
Logo após a coletiva, às 15h30, acontece o seminário Brasília 50 anos, que irá debater com especialistas temas como configuração urbana, tempo de viagem em veículos de transporte, incidência de acidentes de trânsito e importância do turismo para a jovem capital metropolitana do Brasil. O evento é coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea e será aberto ao público.
Comentários