Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 12:48
Por: Daniel Castro

    Imprimir


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança em Brasília (SBS Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), na terça-feira, dia 20, às 14h, o Comunicado do Ipea n° 44 Brasília: impactos econômicos da capital no Centro-Oeste e no País, que avalia os 50 anos da capital do ponto de vista econômico. O estudo revela o avanço da participação da economia brasiliense na composição do PIB regional e deste sobre o PIB brasileiro. O documento é dividido em duas partes:
 

1.  A evolução da estrutura domiciliar no Distrito Federal

2.  A evolução da estrutura econômica do Distrito Federal


2.1 - A importância de Brasília para o Centro-Oeste

2.2  - A Distribuição de renda no Distrito Federal

2.3  - A evolução da estrutura ocupacional no Distrito Federal


A publicação mostra também as conseqüências da criação de Brasília para a região Centro-Oeste. Segundo o Comunicado, o Distrito Federal funciona hoje como um pólo econômico para toda uma ampla área do interior do Brasil, que ultrapassa inclusive as fronteiras estritas do Centro-Oeste.

A participação na produção nacional elevou-se consideravelmente e contribuiu para que o Centro-Oeste encontre-se hoje acima da média brasileira, em termos de renda per capita. A apresentação do estudo, que terá transmissão on-line, será feita pelo assessor da Presidência Milko Matijascic, às 14h, nesta terça-feira, dia 20, no auditório do Ipea, em Brasília.

Seminário Brasília 50 Anos

Logo após a coletiva, às 15h30, acontece o seminário Brasília 50 anos, que irá debater com especialistas temas como configuração urbana, tempo de viagem em veículos de transporte, incidência de acidentes de trânsito e importância do turismo para a jovem capital metropolitana do Brasil. O evento é coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea e será aberto ao público.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135710/visualizar/