Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 09:36
Por: Jacques Gosch e Patrícia Sanch

    Imprimir


A Câmara de Cuiabá retoma as sessões ordinárias, na próxima terça (6), com nova composição. Os vereadores Juca do Guaraná Filho (PT do B),  Wilson Kero Kero e Lilo Pinheiro – ambos do PRP – sairão de licença para beneficiar os suplentes. Mário Nadaf (PV) também deve deixar o Legislativo nos próximos dias. As vagas em aberto serão ocupadas por líderes comunitários, religiosos e por um ex-secretário municipal.


 
  Mesmo alegando motivos de ordem pessoal, os titulares deixam os cargos, por período pré-estabelecido, em respeito ao tradicional rodízio de vereadores. Embora não seja institucionalizada, a rotatividade entre os integrantes das bancadas contempla acordos firmados internamente pelos partidos e leva em consideração os votos obtidos pelos suplentes, que são fundamentais para as legendas atingirem o coeficiente eleitoral que assegura as cadeiras no parlamento.


 
  Juca do Guaraná, por exemplo, pretende se licenciar pelo período de 30 dias sob a justificativa de priorizar a pós-graduação em Direito. O único integrante da bancada do PT do B será substituído pelo líder comunitário Derlei Primo, do bairro Alvorada, que obteve 80 votos a menos que o titular nas eleições de outubro.


 
   Já Wilson Kero Kero afirma que deixará a Câmara para cuidar da saúde e que o período da licença depende do resultado da bateria de exames médicos que se submeteu nesta semana. A cadeira será ocupada por Marcelo Pires, que é uma das principais lideranças do segmento evangélico no bairro Tijucal.


 
  Lilo Pinheiro, por sua vez, pretende se licenciar por 60 dias para cuidar das atividades referentes ao seu escritório de advocacia. A vaga será ocupada pelo suplente Orivaldo da Farmácia, que é líder comunitário no Jardim Industriário.


 
Mário Nadaf já havia anunciado que pretende se licenciar, ainda no início de junho, quando foi cotado para assumir a secretaria municipal de Meio Ambiente. A licença será uma espécie de “prêmio de consolação” ao ex-titular da pasta Rogério Varanda, que devido ao desempenho pífio, acabou substituído na equipe do prefeito Mauro Mendes (PSB) pelo presidente estadual do PV José Roberto Stopa.


 
  Na atual legislatura, dois vereadores já saíram licenciados. Clovito Huegueney (PTB), por motivos de saúde, cedeu vaga a Washington Barbosa (PRP). Júlio Pinheiro (PTB) também se licenciou, para beneficiar Néviton Fagundes, do mesmo partido, mas retornou na última semana antes de recesso para votar a LDO e outros projetos considerados estratégicos. Os dois suplentes já ocuparam vagas na Câmara, mas foram reprovados pelos eleitores em 2012, ficando na suplência.


 
  Os pedidos de licença, que conforme o Regimento Interno precisam ser aprovados no plenário, serão apresentados nas próximas sessões. Os vereadores fazem questão de ressaltar que as licenças não são remuneradas e, portanto, não geram despesas ao erário.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13573/visualizar/