Crianças devem aprender a planejar orçamento
Planejar o orçamento é uma tarefa complicada, que, muitas vezes, exige até a ajuda de profissionais do ramo. Para evitar a proliferação dessa dificuldade para as novas gerações, especialistas em educação financeira afirmam que o assunto deve ser tratado com as crianças no cotidiano. "As finanças precisam ser inseridas na educação das crianças para que sejam formadas adultos com noção de orçamento, poupança, ganhos e gastos", afirma Rogério Bastos, diretor da consultoria FinPlan. Pagar mesada, ou semanada, aos filhos é uma medida considerada eficaz para despertar a consciência de poupança nas crianças, bem como a noção de quanto vale o dinheiro. Mas vincular o pagamento da mesada a atividades domésticas ou ao desempenho escolar não é indicado por especialistas.
"Ajudar na casa ou ir bem na escola é uma obrigação. A mesada não tem a ver com isso", explica Álvaro Modernell, especialista em educação financeira infantil. Bastos salienta que a mesada deve ser usada como instrumento de educação. "Além disso, o exemplo dos pais é essencial, sobretudo para crianças até 8 anos", esclarece Modernell. Segundo ele, barganhar, não comprar por impulso e observar os preços na frente dos filhos "é ótima forma de ensinar empiricamente o que é correto".
Além da mesada e de livros para educar as crianças financeiramente, os pais têm ainda outras alternativas que somam a disciplina orçamentária com diversão, como jogos de tabuleiro.
Mesada - O pagamento deve ser pontual. Se o compromisso com o filho foi marcado para todo o dia 15 do mês, ou, no caso das semanadas, todas as quartas-feiras, o prazo deve ser regularmente cumprido. Os pais também devem trocar o dinheiro um dia antes do pagamento para que não ocorra divergências nos valores de um mês para outro.
Livros - Estimular a educação financeira por meio de livros é uma das alternativas positivas indicadas pelos especialistas. Alguns bons títulos são: O pé de meia mágico; Versinhos de prosperidade; Paulina e o Ipê Amarelo.
Jogos - Jogo da Vida e Banco Imobiliários são indicações unânimes entre os especialistas em educação financeira. Há ainda os jogos online e gratuitos, como Brincando na Rede.
Comentários