Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 08:06

    Imprimir


Luiz Garcia
Saúde e atendimento de qualidade este é o foco da atual gestão municipal de Nortelândia, que desde 2008 promove uma gama de investimentos no setor, que a partir de então passou a obter índices de aprovação jamais vistos na administração pública municipal da cidade, como a avaliação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) de que foram investidos 39% dos recursos em 2012.


 
O trabalho realizado na área já garantiu destaque nacional entre os 100 melhores municípios em termos de investimento na saúde pública e cada vez mais apresenta crescimento positivo, dada a gama de serviços oferecidos a população.


 
Antes os pacientes eram transportados amontoados numa ambulância, situação grave que colocava em risco a vida das pessoas, além da deficiência no atendimento médico e ambulatorial com a falta de profissionais, lista de itens da farmácia básica bem abaixo do recomendado pelos órgãos ligados ao setor.


 
A situação era alarmante e necessitava de ações urgentes com o intuito de mudar o quadro e oferecer a população um serviço melhor, capaz de atender as expectativas dos usuários da saúde. Diante do quadro caótico em que se encontrava, foi idealizado um programa que pudesse fazer alavancar os índices dos vários programas existentes.


 
Uma das medidas foi desvincular os recursos da saúde do caixa geral da prefeitura, criando o Fundo Municipal de Saúde. Essa descentralização financeira contribuiu em muito para que efetivamente o dinheiro fosse aplicado.


 
A atual gestão adquiriu novas e modernas ambulâncias, um veículo van com ar condicionado para transportar os pacientes com tratamento fora de domicilio, promoveu a contratação de novos profissionais para completar as equipes de saúde, criou um programa de odontologia noturno para atender trabalhadores diurnos, e ainda instalou um serviço de ortodontia gratuito com instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos. Os itens da farmácia básica praticamente triplicaram e o número de remédios é bem maior que o de muitos municípios com maior quantidade de recursos financeiros.


 
A Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Bairro da Ponte que esteve desativada por mais de uma década, foi inaugurada numa instalação moderna, depois de sucessivas investidas junto ao Governo do Estado para liberação da verba necessária a sua construção.


 
O prédio onde funciona o PSF do Bairro Novo Horizonte está sendo reformado com recursos federais destinados aos municípios que atingiram metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O edifício onde funcionava o PSF II do Bairro Bandeirantes também passa por reformas e deverá abrigar ainda este ano a terceira unidade do Programa de Saúde de Família


 
Outro investimento importante foi a informatização dos serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que receberam modernos equipamentos que permitem um melhor armazenamento de dados das famílias atendidas em suas respectivas áreas, proporcionando precisão e confiabilidade nas informações obtidas pelos agentes de saúde.


 
A Secretária Municipal de Saúde de Nortelândia, Enfermeira Norma Firmiano Barradas, destacou que os números alcançados é resultado do empenho de todo o corpo técnico da pasta, como médicos, enfermeiros, agentes, psicólogo, técnicos de enfermagem, dentistas, serviços gerais, atendentes, motoristas e demais servidores que compõe o quadro.


 
“O empenho de todos com o objetivo de atender melhor a população e as condições dada pela atual gestão fez com que pudéssemos promover mudanças administrativas e estruturais necessárias para proporcionar uma melhor prestação de serviços a sociedade” pontuou Barradas.
 


 
Para a titular da pasta, a saúde em qualquer administração pública passa por dificuldades, dada a grande demanda para poucos recursos financeiros e técnicos disponíveis, mas que com muita determinação e objetividade o governo municipal está desenvolvendo um trabalho diferenciado em Nortelândia.


 
“A administração é austera, e têm focado com muita responsabilidade, a questão da aplicação dos recursos públicos, o resultado é uma gestão na área da saúde de qualidade, como veículos para atender os pacientes, mais remédios e melhor atendimento nos postos de saúde, entre outros avanços” destacou ela.


 
A mais recente ação em que a pasta esteve envolvida, é a que garantiu reabrir o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Sant’Ana, que estava fechado.


 
“Dentro da legalidade ajudamos mantê-lo aberto porque entendemos que ele é um forte elo de nossa saúde, porém, problemas financeiros obrigaram os proprietários a fechar, e agora após determinação do Chefe do Executivo e com apoio da população a unidade hospitalar está aberta atendendo nosso povo, um alivio para todos nós” concluiu a secretária.


 
O prefeito municipal Neurilan Fraga deixou claro, que mesmo diante do que fora feito, pretende melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela saúde pública do município, e proporcionar melhor qualidade de vida a população com mais remédios, mais veículos, um forte trabalho de prevenção e mais profissionais qualificados para atender especialidades.


 
O gestor destacou que a saúde é considerada um dos setores primordiais para garantir uma vida saudável à população, e que diversos fatores contribuem para que a população adoeça e cada vez mais necessite de serviços urgentes, com qualidade e especializados. A ausência de cuidados com a saúde, seja pela falta de exercícios físicos regulares, alimentação inadequada, vícios como do álcool, fumo e drogas, entre outras, fazem com que os governos invistam cada vez mais recursos na saúde, que nunca atendem a demanda e geram todo o tipo de reclamações pelo usuário.


 
“Vamos continuar trabalhando para que a sociedade sinta-se cada vez mais cuidada pelo poder público e que os poucos recursos que temos sejam de fato investidos na melhoria da saúde pública” assegurou o prefeito.


 
O atendimento básico dispensado a população nem sempre é suficiente, embora haja um esforço intenso no sentido de assegurar o melhor atendimento possível a comunidade. A prefeitura municipal de Nortelândia, não tem medido esforços para incrementar os serviços, apresentando inovações para dar maior resolutividade, firmando convênios com hospital público, laboratórios particulares, consórcios de saúde e ainda investindo na infraestrutura local da saúde pública, com aquisição de veículos e contratação de profissionais especializados, entre outros.


 
Os números demonstram que a população tem a seu dispor variados serviços, e que o número de atendimentos mensal superam a média, e quando comparados com gestões anteriores deixa claro a melhora obtida. O objetivo é que mesmo com os poucos recursos disponíveis, sejam ofertados o maior numero de serviços, e que tenha maior custo beneficio.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13582/visualizar/