Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 04:29

    Imprimir


Além da produção e distribuição de livros acessíveis, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove Oficinas de Capacitação e Rodas de Leitura Inclusivas em Cuiabá. Para estimular o hábito de ler e fomentar a leitura inclusiva, a instituição dá continuidade ao projeto Ler, Incluir e Transformar, que em 2012 distribuiu 22 mil livros acessíveis em braille, áudio e em formato Daisy. Este ano mais livros serão distribuídos e as atividades inclusivas estão com data marcada para todas as regiões do país.


 
No dia 09 de agosto será a vez de Cuiabá receber as atividades direcionadas a bibliotecários, educadores e profissionais da leitura, na Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso. Seguindo uma metodologia simples e dinâmica, os participantes aprenderão na prática como promover a leitura acessível e ainda praticarão uma Roda de Leitura Inclusiva para crianças e adolescentes. As inscrições são limitadas e gratuitas, os participantes receberão um certificado e o livro "O livro, a leitura e a pessoa com deficiência visual".


 
"É muito importante promover a disseminação do conhecimento e a Fundação Dorina tem como papel ampliar o envolvimento dos profissionais e pessoas que se interessam pela inclusão por meio da leitura", afirma Susi Maluf, gestora do Serviços de Apoio à Inclusão na Fundação Dorina Nowill para Cegos. "O objetivo é que se forme uma rede de leitura acessível por todo o Brasil e que mais pessoas com deficiência visual se tornem leitores".


 
As próximas cidades a receberem as atividades de leitura inclusiva além de Cuiabá, são Manaus (AM), Belém do Pará (PA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Mais informações pelo site www.fundacaodorina.org.br/onde-atuamos/leiturainclusiva.php


 
Cenário atual


 
Segundo o IBGE, atualmente são cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no País. Apesar disso, de acordo com o Ministério da Cultura, em 2009 apenas 9% das bibliotecas públicas municipais possuía algum acervo acessível e poucos profissionais preparados para atender a este público.


 
O projeto Ler, Incluir e Transformar é viabilizado pelo Ministério da Cultura via Lei Rouanet. Além de produzir e distribuir livros acessíveis, o projeto visa despertar a consciência das pessoas para a causa da deficiência visual e conta com a produção e distribuição de 72 mil livros acessíveis em áudio, braille e em formato Daisy, um total de 242 títulos. Em 2012, 22 mil exemplares foram entregues e os demais 50 mil estão sendo distribuídos ao longo de 2013. Recebem este material as bibliotecas, escolas públicas e organizações que trabalham com a leitura inclusiva em todo o Brasil. A capacitação acontece como mais uma etapa para que o ciclo de leitura inclusiva seja completo e assertivo





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13587/visualizar/