Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Abril de 2010 às 20:12

    Imprimir


O lançamento oficial do IV Congresso Brasileiro de Mamona, IV CBM, e do I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE acontece na segunda-feira, 19.04, às 16h, no auditório máster do Sebrae em João Pessoa (PB).

Promovido pela Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, os eventos serão realizados de 07 a 10 de junho em João Pessoa/PB. O objetivo desses eventos é ampliar a discussão dos aspectos técnico-científicos de importantes oleaginosas, como a mamona, o algodão, o girassol, o amendoim, o gergelim, o dendê, a macaúba, o pinhão-manso, a canola e o crambe.

De maneira geral, estas oleaginosas, em sua maioria voltadas para agricultura familiar, apresentam problemáticas semelhantes, especialmente no setor primário afirma o Chefe Geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão.

“Nossa intenção nos eventos é divulgarmos o conhecimento em relação aos biocombustíveis a nível nacional e internacional”, adianta Beltrão. Serão debatidos os rumos da pesquisa, da produção, da industrialização e as perspectivas das culturas como fonte renovável de combustível e na produção industrial, além de oportunidade de emprego na cidade e no campo para mais de um milhão de pessoas nas diversas regiões produtoras do País.

Para realizar os eventos as instituições contam com as parcerias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Petrobrás Biocombustível, do O Sebrae, Banco do Nordeste, a Universidade Estadual da Paraíba e da Sudene.

Biodiesel no Brasil

O Brasil já utiliza o B5, que é a mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel  e a tendência é aumentar. “Já se fala em B10”, reforça Beltrão. É necessário um planejamento tanto da pesquisa quanto da parte dos produtores para que a oferta de matérias-primas atenda à demanda por biodiesel. “Somos o único país que tem efetiva diversificação de oleaginosas”, diz Beltrão.

Hoje, a maior parte da produção de biodiesel emprega a soja como matéria-prima. Também são usados o sebo bovino e o algodão. Em relação a essa última cultura, a Embrapa Algodão vem desenvolvendo cultivares com maior teor de óleo. Recentemente foi lançada a BRS Arueira, com 26% de óleo e a mesma qualidade da fibra das outras cultivares.

No caso da mamona de acordo com Beltrão, em torno de 4 milhões de hectares são aptos para o plantio dessa cultura em 600 municípios do Nordeste. Em Irecê (BA) são plantados mais de 180 mil hectares por ano.

Além das palestras e painéis relacionados às matérias-primas, outros assuntos serão destaque do IV CBM e do I SIOE como as perspectivas dos programas de biodiesel no Brasil e nos Estados Unidos, a comercialização dos óleos, programas de fomento, aproveitamento de sub-produtos da mamona e do pinhão-manso e impactos na agricultura familiar.
 

SERVIÇO
Lançamento oficial do IV Congresso Brasileiro de Mamona, IV CBM, e o I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE
Local: Auditório Master do Sebrae/PB
Data: 19 de abril de 2010
Horário: 16:00h






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135894/visualizar/