Região apresenta contínuo aumento do número de protestos de títulos emitidos por pessoas jurídicas desde o início de 1999
Títulos protestados tem alta de 32,68% no Centro-Oeste
Dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que no mês de março foram registrados 40.102 títulos protestados de pessoa jurídica na região Centro-Oeste. Um aumento de 32,68% em relação a fevereiro. Comparado a março de 2009, este número foi 16,17% menor. A mesma comparação, levando-se em conta os dias úteis de cada mês, mostra que os números de protestos por dia útil, em março, foram 3,84% superiores aos registrados no mês de fevereiro e 34,39% inferiores ao registrado em março do ano passado.
O gráfico abaixo, pela sua linha de tendência, mostra que houve um contínuo aumento do número de protestos de títulos emitidos por pessoas jurídicas desde o início de 1999. Os fortes aumentos ocorridos durante a crise financeira internacional, no segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de 2009, foram compensados pelo recuo experimentado a partir de então. Para 2010 espera-se uma estabilização da linha de tendência da curva, ou até uma ligeira reversão, uma vez que a região Centro-Oeste deve apresentar bons resultados econômicos no período. A atividade agro-exportadora (principal atividade econômica da região) já começa a colher os frutos da recuperação dos preços dos grãos e da boa safra produzida no início deste ano.

Comentários