Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 19:56
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Secretaria de Educação (Seduc) lança nesta sexta-feira (16.04), a “Campanha da Voz de 2010” em Mato Grosso, com slogan “Voz Que Educa Merece Cuidados”. O evento começa as 9h, no auditório da Seduc, e vai reunir vários profissionais da Educação. No programa os convidados terão uma palestra sobre “Saúde da Voz”, com o médico Mário Espósito, contando também com a presença dos músicos e padrinhos da Campanha da Voz no Estado, Pescuma, Henrique e Claudinho.

Os cuidados com a voz integram os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação desde 2008, quando a gerência do Programa Qualidade de Vida intensificou as ações de orientação, capacitação e prevenção nas escolas. Uma profissional fonoaudióloga da equipe faz visitas regulares às escolas estaduais levando as orientações para a prevenção dos problemas da voz. A prevenção da voz é universal, pois é um instrumento de trabalho para cerca de 70% da população.

A preocupação com a voz, como instrumento de trabalho dos professores integra um projeto de Lei de 2003, em tramitação na Câmara Federal. O documento destaca a necessidade de orientação, prevenção e capacitação do uso na voz no exercício da profissão. O projeto de Lei da Saúde vocal do professor do ensino de rede publica foi o termômetro para a professora e fonoaudióloga da Seduc, Célia Regina Tabacchi, desenvolver uma pesquisa para conhecer qual a situação da voz dos professores no Estado.

Em 2005, a fonoaudióloga Célia Regina G. Tabacchi realizou um estudo com o tema “Perfil e Qualidade Vocal do Professor do Ensino de Rede Pública Estadual”, que incluiu uma amostragem realizada em cinco escolas, entrevistando aproximadamente 200 profissionais, sendo que 25% estão entre 21 a 25 anos de profissão e 70% apresentaram mudança na voz. O resultado fortaleceu a implantação da Campanha da Voz em Mato Grosso no ano 2005, com apoio do governador Silval Barbosa, na época Deputado Estadual.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136028/visualizar/