Operação Retorno: mais presos retornam aos estados
Será iniciada nesta quinta-feira (15) uma nova fase da Operação Retorno, com a transferência de mais 18 presos para os estados onde tramitam seus processos criminais.
Por meio de uma parceria firmada entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Polícia Federal, a Força Nacional e a Força Aérea Brasileira, o transporte dos presos será realizado com aeronaves destas instituições.
Além da equipe da diretoria do Sistema Penitenciário Federal, participarão da transferência de presos agentes penitenciários dos estados envolvidos. A transferência ocorrerá durante todo o mês de abril.
“A Operação Retorno representa mais uma ação do Ministério da Justiça dentro do compromisso de reverter os problemas que afligem o sistema prisional brasileiro, especialmente no que diz respeito à celeridade no julgamento dos presos”, afirma o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Salles Damázio.
Conheça a Operação Retorno
Até o final do ano, a estimativa do Depen, órgão responsável pelas remoções, é que cerca de 1.400 presos que aguardam julgamento retornem para os presídios dos estados onde tramitam seus processos judiciais.
Iniciada em setembro de 2009, a Operação Retorno já realizou 118 transferências de presos entre os estados e tem como objetivo dar maior agilidade aos processos em andamento nas regiões de origem.
No Brasil, 152.612 presos provisórios aguardam julgamento nos presídios estaduais, sendo que muitos deles estão fora do estado onde os crimes ocorreram, o que acarreta uma demora no andamento dos processos.
Comentários