Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Dezembro de 2013 às 09:40

    Imprimir


A presidente Dilma Roussef (PT) visita o Espírito Santo na manhã desta terça-feira (24), acompanhada dos ministros da Integração, Saúde e Defesa. É a primeira vez que a presidente vem ao Estado desde que assumiu o cargo.


 
A aeronave da FAB pousou por volta de 9h52 no aeroporto de Vitória. A ida ao Estado tem como objetivo avaliar a situação da região, que tem 47 dos 78 municípios afetados pelas fortes chuvas de dezembro.A presidente desembarcou do avião direto para o helicóptero da FAB, no qual deverá fazer o sobrevoo. O trajeto ainda não foi divulgado.


 
Ao menos seis pessoas já morreram e mais de 46 mil foram afetadas (entre desalojados e desabrigados), segundo a Defesa Civil estadual.


 
Estão previstas na agenda presidencial uma reunião com autoridades estaduais e declarações à imprensa, no próprio aeroporto.


 
A força aérea avalia se há teto para que Dilma sobrevoe as áreas mais atingidas pelas chuvas no Estado. O trajeto ainda depende das condições climáticas da região.


 
Ontem, Dilma anunciou a visita em sua conta do Twitter. "Estamos mobilizados, junto com todo o Brasil, p/ ajudar os mais de 40 mil desabrigados pela #ChuvanoES."


 
A hashtag usada pela presidente já vem sido utilizada pelos internautas que pedem apoio às vítimas e mais atenção com o Estado neste momento.


 
O governo federal dispôs uma equipe de engenharia da Defesa Nacional para a instalação de pontes, 80 homens da Força Nacional, quatro geólogos, dois helicópteros e dez veículos com capacidade de carga de 5 toneladas.


 
Materiais de emergência e cestas básicas também já foram enviados ao Espírito Santo, além de duas toneladas de medicamentos cedidas pelo Ministério da Saúde.



CHUVAS


 
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, são 47 os municípios afetados. No sábado, o governador Renato Casagrande (PSB) decretou estado de emergência no Estado.


 
A Defesa Civil, que tem dificuldade para chegar nas áreas mais afetadas, contabiliza seis vítimas fatais (nas cidades de Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, Piraju e duas em Itaguaçu) e 46.189 pessoas atingidas, sendo 4.669 desabrigados e 41.520 desalojados. Entre elas, 49 estão feridas.


 
Em cidades do norte do Espírito Santo, como Colatina e Linhares, a situação se agrava por conta da cheia da bacia do rio Doce –provocada pelas fortes chuvas ocorridas no leste de Minas Gerais.


 
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) as chuvas que atingem o Espírito Santo, norte e leste de Minas Gerais e sul e oeste da Bahia foram ocasionadas pela presença da zona de convergência do Atlântico Sul, que permanece semiestacionária por vários dias na região, ocasionando grandes volumes de chuva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1361/visualizar/