Números do IBGE mostram evolução de 19% na comercialização nos 2 primeiros meses
Vendas no varejo estadual registram alta no bimestre
O volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso registrou crescimento de 19,2% no primeiro bimestre deste ano na comparação com o igual intervalo do ano passado. O desempenho positivo também foi observado em fevereiro na comparação com o igual mês de 2009. Nesse caso o crescimento foi de 20,3%. Já em relação a janeiro de 2010, a alta registrada ficou em 18,2%, sobre o mesmo mês do ano passado. A performance estadual consta na Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, os resultados econômicos do setor foram em decorrência a oferta de produtos e promoções no início do ano. Segundo ele, a retomada da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), foi também responsável por aquecer as vendas do comércio mato-grossense. O levantamento do IBGE também aponta que a variação da receita nominal do comércio estadual foi positiva em 21,3% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na comparação com janeiro, a expansão foi de 18,8%. No fechamento do bimestre a alta chegou a 20%. Por outro lado, o empresário do segmento de vestuário, Ademar Vidotti, ressalta que as vendas deste ano foram inferiores às do ano passado. Para ele, a comercialização retraiu porque os consumidores se endividaram atraídos pela redução do IPI.
No varejo ampliado, que considera as vendas de materiais de construção e veículos, Mato Grosso apresentou alta 16,8% nos 2 primeiros meses do ano. O reajuste da receita nominal do Estado foi de 17%. Relacionando o mês de fevereiro deste ano com o do ano passado, o aumento foi de 20,4% nas vendas e de 21% na receita nominal do comércio. Já comparando o mês de janeiro, a alta foi de 13,5% para as vendas e de 13,4% na receita.
Comentários