O evento ocorre nas dependências do CEFAPRO de Diamantino e reúne mais cerca de 40 docentes
Encontro reúne professores de todo o Estado em Diamantino
Começou nesta quarta-feira (14) o I Encontro Estadual para Formação em Tecnologia Educacional dos CEFAPROs e NTMs, cuja programação prossegue até o dia 16, com palestras, oficinas e debates. O evento ocorre nas dependências do CEFAPRO (Centro de Formação de Professores) de Diamantino e reúne mais cerca de 40 docentes enviados por 15 CEFAPROs e 5 NTM (Núcleos de Tecnologia Municipal) de todo o Estado, abarcando cidades como Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Primavera do Leste e Pontes Lacerda. O objetivo da conferência é capacitar os recursos humanos destas instituições a utilizar a tecnologia à sua disposição da melhor forma possível, maximizando o aproveitamento dos computadores, tanto para fins educacionais como para atividades administrativas.
O Encontro está sendo realizado sob presidência do Prof. Edevamilton de Lima Oliveira, que assinalou a necessidade de “tornar os formadores que trabalham nos CEFAPROs aptos a transmitir o conteúdo aqui ministrado aos professores que trabalham na rede em seus respectivos municípios”. Segundo o docente, “projeta-se a realização de mais quatro eventos desse tipo até o final do ano, quando ocorrerão seminários de avaliação dos resultados”. Ele destacou que atualmente “a gama de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas não têm sido aproveitados pelos professores em sua plenitude porque eles ainda não têm familiaridade com a linguagem digital”. O objetivo do evento é suprir essa lacuna.
Anfitrião do evento, o Prof. César Augusto Spíndola, Diretor do CEFAPRO de Diamantino, explicou que as deliberações levadas a efeito nesses dois dias darão o tom das ações a serem desenvolvidas nas unidades locais. “A informática educativa é um campo novo e estamos tentando conceber um projeto para todo o Mato Grosso, já que 100% das escolas estaduais estão informatizadas”, comentou. O CEFAPRO de Diamantino foi fundado em 1998 e, desde então, o Prof. César tem sido sucessivamente reconduzido à sua Direção, mediante rigorosos exames seletivos aplicados a todos os docentes interessados em lecionar na instituição.
Comentários