Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Abril de 2010 às 22:09

    Imprimir


O conselheiro consultivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), José Pupin, e o diretor executivo da entidade, Décio Tocantins, participaram, em Cuiabá, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), do lançamento do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) voltado a negros e afro-descendentes. O programa vai gerar inicialmente 25 mil vagas em 10 Estados e no Distrito Federal, sendo que 2.940 serão em Mato Grosso.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Planseq resgata uma dívida antiga que a sociedade tem para com os povos negros e afro-descendentes. “Se hoje somos uma grande nação, devemos isto aos negros que vieram para cá e ajudaram a construir o País que somos, com o suor do trabalho, passando por momentos difíceis que foram os da época da escravidão e sob chibata. Por isso, achamos justa a reivindicação e a importância de instituirmos um plano específico para a qualificação e empregabilidade dessas pessoas”, assegurou, dizendo que Mato Grosso “deu o ponta pé nesse plano”.

“Apoiamos mais essa iniciativa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE), por acreditar que é possível fazer a diferença”, disse o conselheiro consultivo da Ampa, lembrando que a Associação é parceira da SRTE no Programa de Educação Básica com Educação Profissional (Ebep) para jovens resgatados do trabalho escravo ou degradante.

Desde agosto do ano passado, a Ampa, por meio de fazendas de cotonicultores associados à entidade, contratou 12 jovens, entre 18 e 22 anos, que estão recebendo formação escolar e profissional no Serviço Social da Indústria (Sesi) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Estamos investindo em mão-de-obra e ao mesmo tempo garantindo um futuro melhor para essas pessoas”, assinalou José Pupin.

Palestra

À noite, José Pupin prestigiou a palestra do ministro Carlos Lupi sobre “Qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), para 200 empresários e gestores. O foco da apresentação do ministro correspondeu a um dos temas mais defendidos por ele, que destacou a qualificação profissional como eixo da política de geração de emprego e promoção da cidadania.

"A capacitação profissional é um tema de discussão recorrente entre setores público e privado, que juntos precisam atuar para aumentar e melhorar a oferta de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho”, destacou Carlos Lupi.

Planseq

O Planseq Afro-descendente irá ofertar 2.940 vagas para pessoas acima de 16 anos, que pertençam a este grupo da sociedade mato-grossense. Os cursos são de recepcionista, borracheiro, operador de caixa, operador de telemarketing, empreendedor individual, gerente de supermercado, cuidador de pessoas e mecânico de motocicletas. A carga horária é de 200 horas e as inscrições serão realizadas em 23 bairros de Cuiabá.

Numa primeira etapa serão ofertadas 1.500 vagas, divididas em 60 turmas com no máximo 25 alunos. Os bairros onde as inscrições serão efetuadas para o Planseq Afro-descendentes são: Jardim Leblon, Pedregal, Renascer, Novo Horizonte, Santa Isabel, Planalto, Altos da Serra, Doutor Fábio, Campo Velho, Ribeirão da Ponte, Jardim Vitória, Novo Mato Grosso, Novo Paraíso, 1º de Março, Jardim Florianópolis, Serra Dourada, Dom Aquino, Bela Vista, Ubirajara, Canjica, São Benedito, Morada da Serra e Jardim Novo Colorado. Os interessados devem procurar as associações de moradores e os centros comunitários.

As aulas iniciam no dia 24 de abril com previsão de encerramento para quatro de junho. O Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação (IPDE) é o responsável pelo processo seletivo e pela coordenação dos cursos.

Mais informações nos telefones 3029-1700 ou no site www.ipde.org.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136319/visualizar/