Pelo menos cinco pessoas morreram em novo ataque com mísseis supostamente lançados por aviões não tripulados dos Estados Unidos em zona tribal paquistanesa na fronteira com o Afeganistão, informou uma fonte oficial ao canal televisivo Geo. Dois mísseis caíram na noite desta segunda-feira (horário local) sobre a casa de um líder talibã, Tariq Khan, na localidade de Boya, na conflituosa região tribal do Waziristão do Norte, segundo a fonte, que estimou pelo menos dois supostos insurgentes foram feridos.
O Waziristão do Norte é um refúgio tradicional de facções talibãs paquistanesas e afegãs, e também de membros da rede terrorista internacional Al Qaeda. Os EUA recomendaram ao Paquistão que estendesse a esta região a operação militar que seu exército lançou há alguns meses na vizinha Waziristão do Sul, mas até agora o comando militar paquistanês preferiu não fazê-lo.
O governo paquistanês rejeita em público estes ataques, mas fontes oficiais dos EUA e do Paquistão consultadas pela agência Efe reconheceram que os serviços de inteligência dos dois países trabalham juntos para realizar as operações. Islamabad pediu por várias vezes a Washington para ter acesso à tecnologia dos aviões não tripulados, para que sejam suas forças de segurança as responsáveis por lançarem os ataques.
Comentários