Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 17:02

    Imprimir


O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve na tarde desta segunda-feira (12), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, onde se reuniu com representantes do setor produtivo para tratar das normas que regem o trabalho rural. “O Centro Oeste é o Brasil que está dando certo e o setor produtivo, responsável por este enorme crescimento, evoluiu muito nos últimos anos no que diz respeito a responsabilidade social”, afirmou Lupi.

Presentes ao encontro, representantes da Famato, Ampa, Acrimat, Ministério Público do Trabalho e Superintendência do Ministério do Trabalho em Mato Grosso, concordam que o trabalho harmônico que vem sendo desenvolvido pelo setor produtivo, em conjunto com os poderes Executivo e Judiciário, tem garantido grande resolutividade dos problemas referentes à legislação trabalhista.

“O trabalho no campo tem características próprias, como é o caso da época do plantio e da colheita, quando é preciso aproveitar o bom tempo para realizar o trabalho. Em muitos casos, o tempo possibilita a colheita em período que excede o horário de saída do funcionário. No entanto, quando está chovendo, este mesmo profissional, para horas, até mesmo dias, sem possibilidade de realizar a colheita”, explicaram os produtores.

O ministro defendeu a continuidade das discussões sobre o assunto, inclusive com realização de audiências públicas com a participação de todos os segmentos envolvidos “Mato Grosso precisa continuar melhorando o nível do processo produtivo, que já é de excelência em muitas atividades. Por isso precisamos ampliar o diálogo para a busca de saídas para os problemas enfrentados no campo”, disse.

A empregabilidade rural é uma questão que, de fato, evoluiu muito no Estado. Os produtores estão conscientes e comprometidos com as questões sociais que envolvem o trabalhador rural e sua família. “A valorização deste profissional fica nítida diante dos investimentos feitos tanto na profissionalização como na modernização de maquinários e melhorias de condições de trabalho verificados no campo” afirmou Seneri Paludo, que representou a Famato na reunião.

Paludo lembrou que o setor produtivo continua aberto ao diálogo e disposto e avançar  cada vez mais no sentido de minimizar os problemas gerados pela legislação trabalhista no campo.  “O produtor matogrossense  enfrenta grandes desafios, mas continua firme na atividade e garantindo safras recordes a cada ano. Porém ele está consciente e comprometido com o processo  que  concretiza um sistema produtivo com responsabilidade econômica, ecológica e social”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136497/visualizar/