Ao lançar o Programa de Ações na Saúde e Segurança, o governador Silval Barbosa mostra que quer deixar a própria marca na gestão estadual. Ele já diminuiu o ritmo das viagens da pré-campanha
Silval começa a demonstrar estilo próprio de gerenciar o Executivo
Em menos de duas semanas no comando do Palácio Paiaguás, Silval Barbosa (PMDB), conhecido pela discrição com que atuou no cargo de vice, já vem imprimindo um estilo próprio de governar. Segundo assessores, uma das características dele é chegar 6h30 ao gabinete, sem horário para sair. Do Palácio, o peemedebista segue para eventos, reuniões e debates com entidades de classe e representantes da sociedade civil.
Havia expectativa da oposição quanto ao desempenho de Silval, pois, nos três anos e três meses em que exerceu o cargo de vice, ele teve uma atuação considerada inexpressiva por falar pouco. À época, o próprio governador Blairo Maggi (PR) e parte do secretariado saiu em defesa do vice com a alegação de que, se por um lado evita os holofotes, de outro Silval atua e conhece as engrenagens do governo estadual como poucos, tanto que coordena há dois anos as ações do Núcleo Sistêmico.
Empossado em 31 de março, o peemedebista diminuiu as viagens ao interior com vistas à pré-campanha à reeleição. Neste momento de transição, o foco dele é mostrar serviço no Palácio Paiaguás, tanto que no final de semana ficou na Capital. "O governador Silval Barbosa tem implementado um ritmo alucinado de trabalho, ele está queimando gasolina azul”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes.
A principal demonstração de que quer deixar a própria marca na administração estadual foi o anuncio feito por Silval do Programa de Ações na Saúde e Segurança (PAS), com investimentos em todas as regiões do Estado, especialmente na baixada cuiabana. Segundo Eder, o PAS prevê, em linhas gerais, uma operação de combate a filas, exames ambulatoriais, melhorias no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, combate às drogas, contratações de casas especializadas em recuperação de viciados, combate à dengue, programas especiais de cirurgias de visão, auditivas, próstata, entre outras ações. Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Kamil Fares, responsável pela pasta da Saúde, “está diuturnamente planejando e executando essas ações”.
Nesta quinta (15), Silval faz a primeira viagem oficial a Brasília, após a solenidade de posse. Ele visita ministérios a fim de conseguir conveniar recursos para investimentos dentro dos prazos legais.
Comentários