Estado é 23º em vacinação e não adere ao "Dia D"
Mato Grosso teve cobertura superior ao Acre (24,8%), Amazonas (23,3%), Bahia (20,8%) e Rondônia (18,2%). Os dados anunciados ontem são relativos ao percentual de pessoas que deveriam ser vacinadas. Os números foram colhidos até às 9h da data da publicação. O Ministério da Saúde preconiza a cobertura mínima de 80% da população e destaca a importância da intensificação da ação.
Apesar das recomendações, em Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha não ocorrerá por conta do feriado municipal em comemoração ao aniversário da Capital na quinta-feira (8). Como foi decretado ponto facultativo, não houve tempo hábil para distribuição da vacina nas unidades de saúde. A secretaria garante que não haverá prejuízo para a população, que poderá ser imunizada nos próximos 2 sábados.
A SMS destaca ainda que a partir de segunda-feira (12) haverá intensificação das ações na Capital, que registra uma morte suspeita provocada pela doença. O óbito está sob investigação e não constou no relatório do MS.
Os municípios do interior de Mato Grosso também optaram por não aderir ao "Dia D" neste sábado e darão destaque para a vacinação contra gripe suína no dia 24 de abril quando ocorre a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a necessidade maior de vacinação contra a Influenza A (H1N1) ocorre nos estados onde o inverno já começou e no Pará que tem quadro agravado com 21 óbitos.
Comentários