Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 10 de Abril de 2010 às 04:05

    Imprimir


O Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro realizou nesta sexta-feira (10) o primeiro estudo após o desabamento do Morro do Bumba, em Niterói, na região metropolitana. O levantamento foi realizado com apoio dos geógrafos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O geógrafo Marcelo Motta, que participou da pesquisa, disse em entrevista à Globo News que uma fissura detonou o deslizamento de terra.

Segundo Motta, o Morro do Bumba estava prestes a ruir. “A gente foi para lá de manhã cedo para fazer vistoria, trazer informações. A gente rodou a cicatriz toda, investigando o material que foi removido, as estruturas rochosas responsáveis pelo movimento. Estamos falando de um movimento de encosta detonando uma massa de lixo que estava ali preparada para explodir a qualquer momento”.

De acordo com o geógrafo, as fissuras detonaram o deslizamento. “As duas cicatrizes detonam o movimento de massa, no material da própria encosta do solo residual, e empurra toda a massa de lixo, que se movimenta, causando a calamidade”.

Gatilho

Antes de dar entrevista ao canal, Motta usou a expressão “gatilho” como movimento detonador da tragédia que se deu a partir da encosta. E foi questionado sobre o que o termo significava.

“Exatamente. Aquelas duas cicatrizes na cabeceira do movimento detonam o primeiro material que está ali do contato do solo com a rocha, e eles, então, impactam a massa de lixo, que já está fermentando de gás metano, cheia de água saturando aquilo, e é um material inconsolidado de fácil locomoção”.

Alerta

Motta fez um alerta assustador: outros “gatilhos” estariam prontos para detonar deslizamentos em Niterói e São Gonçalo. “Gatilhos estão espalhados por Niterói e São Gonçalo. A vistoria amanhã (sábado, 10) vai se espalhar por São Gonçalo. Isso preocupa a gente. Têm vários outros gatilhos que já foram detonados. O lixo se espalha em diversas dessas encostas. A gente pode ter gatilho detonando barris de pólvora como esse (de Niterói)”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136682/visualizar/