Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Julho de 2013 às 17:52

    Imprimir


O vice-reitor no exercício da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Carlos de Souza Maia, participou, hoje (30) de manhã, de uma reunião de trabalho com representantes dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Agrário, do governo do Estado de Mato Grosso, da prefeitura de Cuiabá, do Comitê Intertribal e da Comissão da UFMT. Em pauta, a organização e a infraestrutura da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas que será realizada no período de 10 a 18 de outubro, no Jardim Botânico, na comunidade Sucuri, na Capital mato-grossense.


 
Amanhã (31), às 10 horas, o comitê local dos Jogos dos Povos Indígenas vai se reunir na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), no ginásio de Esportes Aecim Tocantins. Considerado o maior evento intertribal das Américas, a competição vai reunir mais de 1.600 atletas indígenas, de 48 etnias brasileiras e de 16 países americanos. O lançamento do evento está previsto para o dia 9 de agosto.


 
Segundo João Carlos Maia, a UFMT colocou à disposição dos governos federal e estadual e da prefeitura toda a estrutura da universidade, desde a participação dos estudantes, professores, pesquisadores e infraestrutura de apoio, para realização dos jogos indígenas. Em contrapartida, os jogos serão um grande laboratório para experiência dos professores e pesquisadores que trabalham com as questões indígenas.


 
De acordo com a professora da Faculdade de Educação Física (FEF) e presidente da Comissão Interdisciplinar da UFMT, Beleni Grando, essa é a primeira vez que uma universidade participa da organização dos Jogos dos Povos Indígenas. Ela acompanha a realização dos jogos desde 2005. Serão desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo dessa parceria é contribuir para a superação das relações excludentes e preconceituosas em relação aos povos indígenas do país, especialmente aos povos de Mato Grosso.


 
A proposta da UFMT é produzir pesquisas, história indígena e proporcionar aos estudantes contato com as comunidades indígenas, no desenvolvimento de trabalhos e experiências.



Feira agrícola


 
Para Marcos Terena, do Comitê Intertribal, o diferencial dessa edição dos Jogos dos Povos Indígenas será a realização da I Feira de Produtos Agrícolas que contará com a exposição de produtos e até a troca de sementes entres os participantes.


 
Durante a reunião de hoje, o professor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), José Afonso Portocarrero, apresentou um estudo preliminar da área, na qual será realizado o evento, inclusive com a reprodução de ocas e aldeia. A proposta foi concebida dentro dos conceitos de sustentabilidade e observando as questões ambientais da região. O objetivo é o reaproveitamento e deixar um legado para Cuiabá e Mato Grosso





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13675/visualizar/