Vítima só percebeu o golpe após os ‘clientes’ terem ido embora e imediatamente procurou a polícia para registrar queixa. Comerciantes devem estar atentos.
Comerciante recebe nota de R$ 50 falsa em Lucas do Rio verde
Já era madrugada de ontem (7) quando um comerciante, após perceber que havia recebido uma nota falsa procurou a polícia para registrar a ocorrência.
Segundo ele, que tem uma barraca de lanches e cachorro quente na avenida Mato Grosso, a nota foi entregue por dois menores que consumiram seus produtos.
O fato serve como alerta a outros comerciantes da cidade, pois mais notas falsas devem estar circulando pela cidade. O recebedor deve ficar atento e caso suspeite de falsificação não deve se sentir constrangido em se recusar a receber. No caso de acabar pegando a nota deve procurar a polícia imediatamente.
Como reconhecer uma nota falsa
Como na maioria das notas falsificadas o processo é feito de maneira grosseira com um pouco mais de atenção é possível identificá-la. Segundo o perito criminal federal Flávio Leite, da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, as legítimas possuem características marcantes, dificilmente copiadas, principalmente pelo tipo de impressão e valor.
O perito explica que os falsários dificilmente conseguem copiar algumas das características da cédula original. “Normalmente eles falsificam a partir de uma impressora jato de tinta comum, enquanto que a nota fabricada pela Casa da Moeda usa a impressão calcográfica especial, muito cara para ser usada por criminosos”.
A primeira medida preventiva é sentir a espessura do papel, visto que nas falsas o papel é de qualidade inferior. Na originais as partes pintadas escuras e sombras do rosto da cédula possuem ranhuras perceptíveis com o passar da unha, possuem marcas d"água, fio de segurança e a sigla BC (Banco Central) no quadro escuro do canto esquerdo, invisível, percebida somente quando se coloca a nota horizontalmente contra a luz, na altura dos olhos.
Comentários