Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Abril de 2010 às 09:06
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Ao completar 291 anos, Cuiabá tem muito a comemorar. Nos últimos 7 anos, 44 empresas receberam incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), 51 foram beneficiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Comercial e Industrial (Fundeic) e outras 215 atendidas pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Todos estes programas são desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

O Prodeic é um programa de incentivo fiscal, onde o benefício é um desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS). O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf explica que este incentivo é uma forma de compensar o empreendimento para que ele possa produzir e competir no mercado nacional. “É importante frisar que a empresa paga uma parte do ICMS. Caso não fosse incentivada, não viria para Mato Grosso, não pagaria outros impostos e nem geraria emprego e renda para a Capital”.

As 44 empresas incentivadas pelo Prodeic em Cuiabá investiram cerca de R$ 373 milhões, implantando unidades industriais ou ampliando suas instalações. Esses empreendimentos geraram 4.284 empregos diretos e 10.969 indiretos na Capital.

Já o Fundo de Desenvolvimento Comercial e Industrial (Fundeic) é uma linha de financiamento que nos últimos 7 anos beneficiou 51 empresas. Ao todo estes empresários tomaram emprestados cerca de R$ 2,5 milhões. Essa injeção de recursos gerou mais 384 empregos diretos. É importante ressaltar que para cada emprego direto deve ser contabilizado 2 indiretos.

Entre 2007, quando a Sicme começou a trabalhar com o FCO e 2009, 1.358 empresas instaladas em Cuiabá foram beneficiadas com recursos do Fundo, que também é uma linha de crédito. O ano de 2010 começou com um recorde e já no primeiro trimestre o FCO beneficiou 215 empresas. Estes recursos empregados no setor empresarial de Cuiabá geraram, ao todo, 5.141 empregos diretos somente nos últimos 4 anos.

Nadaf ainda faz questão de frisar os investimentos no Distrito Industrial de Cuiabá. Ele conta que atualmente todas as ruas estão asfaltadas, o que facilita a vida dos empresários e trabalhadores. O transporte coletivo também é diversificado na região dando melhores condições ao trabalhador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136791/visualizar/