Palestinos pedirão apoio do Brasil em conflito com Israel
O ministro de Assuntos Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Radi Maliki, participará da cúpula do fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) e pedirá apoio do grupo para o conflito com Israel, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais do governo brasileiro.
"O IBAS pode ter um papel importante, com imparcialidade e equilíbrio, na busca de um entendimento" entre Israel e palestinos, disse em entrevista coletiva o diplomata Roberto Jaguaribe, coordenador da cúpula de Chefes de Estado e de Governo que será realizada no próximo dia 15 em Brasília.
Além disso, a cúpula analisará outros assuntos relativos ao conflito no Oriente Médio, como o programa nuclear do Irã.
Jaguaribe disse que já foi decidido que Maliki terá oportunidade de conversar sobre a situação no Oriente Médio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seus colegas da Índia, Manmohan Singh, e da África do Sul, Jacob Zuma, que estarão em Brasília.
Os países do IBAS também discutirão assuntos comerciais e estratégias para fortalecer a capacidade de inserção de seus produtores nos mercados internacionais.
O Fórum IBAS foi criado em Brasília em junho de 2003 como um espaço de debate sobre os grandes temas internacionais entre Índia, Brasil e África do Sul e para o incentivo a iniciativas em favor de outros países dentro do chamado eixo Sul-Sul.
Um dia depois da reunião do Fórum IBAS, Brasília será sede da cúpula do grupo Bric, formado por Brasil, China, Índia e Rússia.
Comentários