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Cidades/Geral
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 17:47
Por: Denise Souza

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O Procon Estadual registrou 4.696 reclamações no primeiro trimestre do ano, 30% a mais que no mesmo período de 2009 . A área mais demandada foi a de Assuntos Financeiros, com 1.696 registros ou 36% do total de reclamações feitas pelos consumidores nesse período. Os principais problemas foram com bancos comerciais, 551 reclamações, cartões de crédito, 392, e cartões de loja, 210. A maioria dos consumidores reclamou de cobranças indevidas e do cálculo da taxa de juros.

Os Serviços Essenciais ficaram em segundo lugar no ranking com 1.222 reclamações ou 26% dos registros. Problemas com energia elétrica (423 reclamações), telefonia celular (352) e telefonia fixa (306) foram os mais reclamados no órgão de defesa do consumidor. As cobranças indevidas ou abusivas também foram a maioria das reclamações.

A área de Produtos ocupou a terceira colocação com 1.159 reclamações ou 24%. Os aparelhos de telefone receberam 185 reclamações, os móveis para quarto ficaram em segundo lugar com 122 registros e em terceiro os computadores, com 105 reclamações. O principal problema com os aparelhos de telefone estão relacionados à garantia.

Em quarto lugar no ranking ficaram os Serviços Privados com 490 reclamações ou 10,43%. Os provedores de acesso à internet foram os mais reclamados, com 123 registros, escolas e faculdades particulares ficaram em segundo, 101, e em terceiro o serviço de TV por assinatura, com 47 reclamações.

A área de Saúde recebeu 61 registros ou 1,30% do total de reclamações recebidos pelo órgão. O assunto Plano de saúde regulamentado recebeu 18 reclamações, os convênios de Assistência Médica ou Odontológica ficaram com 9 registros.

O setor de Alimentos recebeu 50 reclamações ou 1,06% do total de registros do órgão nesses três meses. Os supermercados receberam a maioria delas. Foram 30 registros referentes a problemas com pães ou outros produtos da padaria do estabelecimento, verduras, frutas e legumes in natura, carnes cruas e peixes frescos.

Em sétimo lugar no ranking ficaram as reclamações na área de Habitação. Foram 18 registros ou 0,38% do total do ranking, relacionados à locação (6), condomínio (5), incorporação (3), loteamento (3) e seguro (1).

A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, ressalta que o crescimento das reclamações sobre assuntos financeiros e a posição da área em primeiro lugar do ranking estão relacionadas ao fenômeno do superendividamento. “As pessoas devem aprender a utilizar o crédito e a pesquisar as taxas de juros e de custo efetivo total (CET) antes de contratar os serviços financeiros de uma instituição bancária”, orienta.

Para mais informações procure o Procon Estadual. O órgão atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.






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