Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 11:50
Por: Romilson Dourado/Flávia Borges

    Imprimir


O ex-petista Valdebran Padilha, acusado de envolvimento na compra de um dossiê contra tucanos durante as eleições de 2006 e chamado de "aloprado" pelo presidente Lula, é uma das pessoas presas na Operação Hygeia, desencadeada pela Polícia Federal nesta quarta (7) em 5 Estados, entre eles Mato Grosso. Os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação praticados em detrimento de órgãos públicos federais e municípios do interior. Durante a investigação a PF identificou a participação de pelo menos 17 servidores públicos.

Além dele, também foram presos 5 funcionários da Funasa. Um deles é Ídio, que cuida das licitações da Fundação. Outro é Evandro Vitório. Marco Antônio Stangherlim, coordenador da Funasa, está prestando depoimento.

Padilha é empreiteiro e engenheiro eletricista do Estado, conhecido no meio empresarial desse estado como “um articulador de emendas parlamentares”. Ele atua como espécie de lobista junto a empreiteiros e Ongs em MT.

Em frente à Funasa, na Capital, os servidores estão para fora enquanto agentes da PF cumprem os mandados de busca e apreensão e de prisão na sede da Fundação, na avenida Getúlio Vargas, centro de Cuiabá. Além da Funasa, a PF está também cumprindo mandados no instituto Creatio e deve passar pelas Ongs Uniselva e Halipimã.

A prisão de Padilha causa mais uma reviravolta na cúpula do PT. Ele é ligado à corrente Unidade na Luta, do presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Abicalil. (com Simona Alves)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136993/visualizar/