Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Abril de 2010 às 11:07

    Imprimir


Stringer/Reuters
Paramédicos carregam policial indiano ferido em ataque de guerrilheiros maoístas nesta terça-feira (6)
Paramédicos carregam policial indiano ferido em ataque de guerrilheiros maoístas nesta terça-feira (6)
Ao menos 73 policiais indianos morreram e mais de 20 ficaram feridos nesta terça-feira (6) em uma suposta emboscada da guerrilha maoísta na região de Bastar, centro-leste da Índia, informou uma fonte policial.

De acordo com a agência Reuters, citada pelo jornal americano The New York Times, os guerrilheiros detonaram explosivos e atiraram de cima de montanhas ao redor de uma densa região de floresta, onde os policiais estavam concentrados.

A patrulha policial voltava de tarefas de abertura de caminhos na floresta de Mukrana, uma região de forte presença insurgente, quando aconteceu o ataque, entre as 6h e 7h locais (entre 21h30 e 22h30 de segunda-feira em Brasília).

A unidade atacada era composta por até 120 homens, e ao menos 700 maoístas participaram da ação.

O ministro do Interior da Índia, P. Chidambaram, reforçou as suspeitas de emboscada:

- Algo deu muito errado. Parece que eles caminharam para dentro de uma armadilha.

Outros membros de forças de segurança que foram ao local para resgatar os corpos dos colegas mortos também foram atacados.

Segundo o Times, guerrilheiros maoístas atacam regularmente linhas de trem e fábricas, em uma tentativa de prejudicar a atividade industrial nos distritos minerais no centro e no leste da Índia, mas raramente chegam perto das grandes cidades. 

O diário americano afirma que o ataque desta terça-feira é uma evidência de que, apesar do enorme crescimento econômico da Índia na última década, áreas rurais isoladas do país ainda carecem da presença do Estado.

O governo indiano recebe críticas da oposição pela suposta falta de ação contra os guerrilheiros maoístas, que dizem lutar pelos direitos dos fazendeiros pobres da Índia.

O primeiro-ministro do país, Manmohan Singh, descreveu os insurgentes como a maior ameaça à segurança interna da nação.

De acordo com o governo, o número de guerrilheiros passou de 6.000 para 8.000 em dois terços dos 630 distritos da Índia. A cada ano, a insurgência causa prejuízos de R$ 528 milhões.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137150/visualizar/