Ministério prorroga vacinação contra vírus U1N1 até dia 23
O Ministério da Saúde determinou que a data de vacinação contra o vírus H1N1 em Cuiabá seja prorrogada até o final deste mês (23.04). Esta informação é da equipe da diretoria da Vigilância a Saúde e Ambiente – Divisa, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, às 15h, acrescentando que o grupo prioritário da segunda etapa (gestantes, crianças com 6 meses a 2 anos de idade e portadores de doenças crônicas) não atingiu a meta de vacinação contra o vírus H1N1 (gripe suína) em Cuiabá.
Segundo a coordenadora da Vigilância de Doenças, Agravos e Eventos Vitais, Ivanete Fortunato, o índice de procura pela vacina foi baixo. Conforme o balanço divulgado, para uma meta de 8.340 de pessoas a serem vacinadas, menos da metade, apenas 3.328 do grupo prioritário de gestantes, foram vacinadas. Chega a 14.231 o número de pessoas que devem receber a vacina; deste grupo, composto prioritariamente por crianças de seis meses a 2 anos de idade, apenas 7.473 receberam a vacina nesta segunda etapa.
A vacinação da segunda etapa vai acontecer simultaneamente com o grupo prioritário da terceira etapa (População de 20 a 29 anos) nos 85 postos de vacinação espalhados pela cidade. O cidadão deve comparecer ao local de vacinação com o cartão de vacina, cartão da gestante e laudo médico que comprove sua doença crônica.
Em Cuiabá, existem 526 casos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG). No ano passado, apenas 20 desses casos foram confirmados como Influenza A do tipo H1N, enquanto que 449 eram da Influenza A sazonal.
Comentários