Aneel define percentual de aumento da energia em MT
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) define hoje, durante a 12ª Reunião Pública Ordinária de diretoria, o percentual do reajuste tarifário anual da Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. (Cemat). O novo valor do quilowatt consumido pelos mais de 992 mil clientes da concessionária no Estado entra em vigor na próxima quinta-feira, dia 8, aniversário de Cuiabá.
No final do mês passado a Aneel divulgou o índice pretendido pela Cemat. Segundo estimativas da Agência, o pleito de 9,92% de aumento pela Cemat de 9,92%. Considerando os parâmetros para os cálculos aplicados pela Aneel, se confirmado este pleito, a alta média aos consumidores seria de 5,5%. O percentual, no entanto, é uma estimativa, já que o índice será definido hoje. De qualquer forma, seguindo a análise preliminar da Aneel, fica claro que ao contrário do ocorrido em 2008, quando o ajuste anual teve percentual negativo, ou seja, provocou o barateamento do quilowatt consumido, em 2010, a variação será positiva.
Em 8 de março deste ano, a Cemat solicitou à Aneel o reajuste médio de 9,92%, a ser aplicado as suas tarifas de fornecimento de energia elétrica a partir de 8 de abril. Segundo o pleito, esse percentual contempla o reflexo da variação dos seguintes itens: Índice de Reajuste Tarifário (IRT econômico), 4,49% e Componentes Financeiros, de 5,43%. Nos seus cálculos a Cemat utilizou valores projetados para a variação do IGP-M, do IPCA e para os montantes relativos às receitas.
Atualmente, conforme Superintendência de Regulação Econômica (SER) da Aneel, a Cemat atende atualmente 992.350 consumidores finais, cujo consumo de energia elétrica ultrapassa 5.045 Gigawatt-hora (GWh) e faturamento anual de R$ 1,5 bilhão.
Comentários