Preso vereador acusado de ameaçar as testemunhas
O presidente da Câmara dos Vereadores de Araguainha (a 415 km de Cuiabá), vereador Valdeir Divino Cruz de Oliveira, conhecido como “Vinha”, foi preso ontem pela Polícia Civil. Ele é acusado de ameaçar testemunhas, denunciação caluniosa, porte ilegal de armas, peculato entre outros crimes.
Vinha é acusado de comprar um jet sky de um policial militar no valor de R$ 5 mil com um cheque da Câmara Municipal. O cheque foi descontado no dia 24 de fevereiro de 2010 da conta bancária da Casa Legislativa, configurando lesão ao Erário.
O juiz da Segunda Vara Cível da Comarca de Alto Araguaia, Wagner Plaza Machado Junior, decretou a prisão preventiva do vereador para manter ordem pública, já que ele estaria ameaçando testemunhas.
Na decisão, o juiz esclareceu que o acusado, ao tomar ciência da instauração do inquérito, teria ido até a Delegacia de Polícia e feito um falso boletim de ocorrência reportando furto do cheque, além de ter acusado o policial e o irmão como os supostos ladrões. Não satisfeito, passou a coagir as testemunhas que se apresentavam no Ministério Público.
Testemunhas ouvidas no inquérito civil disseram que passaram a receber telefonemas anônimos, que o acusado vinha rondando suas residências. Para o juiz, a liberdade do acusado poderia implicar em perda de provas, pois poderia utilizar do cargo e da influência para destruir documentos que porventura estivessem em posse do Poder Legislativo de Araguainha.
Comentários