Brasil zera alíquota de importação do etanol
A Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu zerar o imposto de importação do etanol, que era de 20%. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira após reunião do órgão em Brasília.
A redução deverá vigorar, a princípio, até 31 de dezembro de 2011, informou a Camex.
Segundo a secretária da Camex Lytha Spíndola, a medida dá um sinal de que o mercado mundial também possa ceder. "Etanol é um pleito da Única [União da Indústria de Cana-de-Açucar] que já vinha sendo analisada. A entidade entende que essa negociação possa reduzir as barreiras ao longo do mundo", afirmou.
A medida não está relacionada às negociações sobre as retaliações comerciais. Para o diretor de Economia do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Márcio Cozendey, a diminuição da alíquota pode servir de exemplo para a revisão da sobretaxa cobrada ao etanol importado nos EUA.
Segundo ele, a cobrança extra ao combustível estrangeiro que chega aos americanos vence no final do ano e está em processo de renovação no Congresso americano. "Isso (redução da alíquota) é uma sinalização de que o Brasil não pretende ter o mercado protegido e gostaria que o mercado americano fosse igualmente aberto", reforçou.
Comentários