Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 18:16
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Dando continuidade à missão de desencadear na região de fronteira de Mato Grosso, operações sistemáticas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículo, bem como invasões de propriedades, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) atendeu diversas ocorrências neste feriado prolongado de Páscoa.

Na sexta-feira (01.04), por volta das 11 horas, policias do Gefron apreenderam 1,045 quilos de pasta base de cocaína, em poder de duas bolivianas que disseram que levariam a droga para a cidade de Cáceres. Ana Mercier Lipa, de 49 anos, e Roliluz Alcazar Mercier, de 29 anos, estavam num táxi de placa 082 – CPV, da Bolívia no momento em que foram abordados pela Guarnição do Grupo Especial de Segurança de Fronteira na Barreira da Corixa, nas imediações de Porto Esperidião.

A droga foi localizada enrolada junto a dois bebês que estavam nos colos das mulheres. Elas utilizaram as mantas das crianças para encobrir os invólucros com a droga. De acordo com informações do Gefron as mulheres foram revistadas por apresentarem visível nervosismo durante a abordagem feita ai veículo. A ocorrência foi registrada no Departamento da Polícia Federal na cidade de Cáceres, para onde foram conduzidas as presas e a droga apreendida.

Na parte da tarde, por volta das 14 horas, policiais do Gefron prenderam José Aparecido de Oliveira, que tentava entrar no país com quatro pneus contrabandeados da Bolívia. O suspeito dirigia uma S-10, cor preta, Placa NIZ-3130. O veículo estava com os 04 pneus novos, que configurou o crime de contrabando, muito comum nesta região. Os acessórios foram adquiridos na Bolívia e estariam entrando em Território Brasileiro de maneira ilegal.

O Gefron e a Receita Federal orientam à todas as pessoas que realizam turismo na Bolívia que “trazer pneus, mesmo que rodando em seu veiculo, adquiridos dentro da Bolívia, no sentido de burlar as normas brasileiras”, constitui crime de contrabando. Assim sendo, o ideal é que o cidadão passe em um órgão da receita federal e veja quais são os produtos e objetos que podem ser adquiridos e qual a forma legal de entrada de tais produtos no território nacional.

Outra prisão realizada neste fim de semana por policiais do Gefron da localidade do Limão (próximo a Cáceres), foi no sábado (02.04), por volta das 14h30, quando durante uma abordagem de rotina realizada a um veículo Van (transporte coletivo) que fazia linha Cáceres/Corixa, os policiais encontraram escondidos junto às partes intimas do passageiro Jamilson Alves dos Santos a quantia de R$ 15.515,00 (quinze mil quinhentos e quinze reais) em moeda brasileira, caracterizando o crime de ‘Evasão de Divisas’, já que segundo Jamilson o dinheiro seria entregue em San Mathias, na Bolívia.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

No dia 1º de abril, por volta das 21 horas, policiais do Gefron do Posto da Fortuna, na proximidade de Porto Esperidião, conseguiram recuperar uma carreta Volvo que havia sido furtada em 1998. A recuperação se deu quando o motorista boliviano, Juan Aguillera Campos, de 57anos, procurou a Polícia do Posto Fortuna com o intuito de registrar ocorrência de acidente de trânsito entre o ‘seu’ caminhão e um ônibus.

Durante a checagem de ambos veículos por meio do sistema Infoseg (rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil), os policiais do Grupo Especial de Segurança de Fronteira na Barreira de Fiscalização de Fortuna constataram que a carreta VOLVO havia sido produto de furto no Município de Muriaé-MG no ano de 1998. Os policiais constataram também que a carreta tinha sinais de adulteração, apresentando outra numeração ao lado da numeração original.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137219/visualizar/