Califórnia entra em estado de alerta após terremoto no México
O tremor de 7,2 graus na escala Richter ocorrido ontem, com epicentro a 60 quilômetros da fronteira mexicana com os EUA, foi sentido nos Condados de San Diego, Orange, Imperial e Riverside, além de atingir levemente edifícios em locais mais distantes, como em Los Angeles.
A cidade mais afetada na Califórnia foi Calexico, na fronteira com o México. Houve cortes de energia elétrica, quebra de vidros, mercadorias em estantes, e outros danos menores.
Além das consequências físicas, o terremoto causou grande inquietação e nervosismo entre a população. O próprio prefeito, Víctor Carrillo, afirmou que "Calexico sofreu um "golpe devastador", em declarações ao jornal "Los Angeles Times".
"O centro da cidade está fechado e as pessoas assustadas", disse Carrillo, depois de a polícia interditar os acessos à área comercial da cidade para evitar saques, enquanto inspetores municipais analisavam os possíveis problemas estruturais nos imóveis.
Apesar das inúmeras réplicas ocorridas nas últimas 20 horas, cerca de 30 delas com intensidade de pelo menos 4 graus na escala Richter, o dia de hoje no sul da Califórnia foi marcado pela normalidade.
Tremores
O terremoto no México foi o terceiro de grande intensidade ocorrido na América no último trimestre, após o de 7 graus que devastou o Haiti em janeiro o de 8,8 que atingiu o sul e o centro do Chile em fevereiro.
O tremor deste domingo forçou o fechamento do parque da Disneylândia, no Condado de Orange, para controle de segurança, e deixou durante horas milhares de pessoas sem eletricidade na área de San Diego.
Na cidade de Los Angeles, mais de 400 quilômetros ao noroeste do epicentro, os serviços de emergência registraram um aumento de ligações pedindo ajuda após o tremor, mas a grande maioria foi acionada pela ativação automática de alarmes.
Os sismólogos do Instituto Tecnológico da Califórnia informaram que existe 5% de probabilidade de que o terremoto de domingo seja o precursor de um outro de maior intensidade na região em um prazo de três dias. Além disso, eles consideraram viável que ocorra um tremor de magnitude 6 nesse mesmo prazo, algo que ainda não ocorreu.
Comentários