Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 03 de Abril de 2010 às 15:17

    Imprimir


A 6ª Exposição de Pequenos Animais (Expopeq 2010) será lançada oficialmente no dia 5 de abril às 8h30, no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), contará com a presença de representantes do setor produtivo, parlamentares e entidades parceiras.

Além de Mato Grosso, participam produtores de ovinos e caprinos dos estados de São Paulo, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.

A expectativa da organização é de que os negócios ultrapassem R$ 1 milhão. Antonio Carlos Carvalho Sousa, presidente da Ovinomat, aposta na grande novidade desta edição, que pela primeira vez abrirá todos os dias ao público. Também no período de realização, de 7 a 11 de abril, e no horário, das 9h às 21h. A entrada é gratuita. “Escolhemos este período porque coincide com o feriado de aniversário de Cuiabá, assim presenteamos não só a cidade, mas também todo o público, que terá oportunidade de conhecer a feira. Teremos ovinos, caprinos, piscicultura, suínos, e os cativantes cães, gatos, peixes, pássaros, pôneis, minivacas e minibois, que fazem a alegria da garotada. Além de muitos negócios e disseminação de conhecimento”, disse.

Com o objetivo de fomentar a atividade que se expande o estado, a Expopeq contará com cinco dias de informação e capacitação para quem está neste segmento ou pretende fazer parte deste mercado, por meio de leilões e julgamento de ovinos das raças Santa Inês e Dorper.

Atualmente Mato Grosso conta com cerca de 1 milhão de ovinos e 70 mil de caprinos, conforme o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT). Há oito anos o rebanho estadual era de cerca de 100 mil animais. “A criação de pequenos animais agrega valor aos produtores que nos últimos anos têm investido com profissionalismo na formação genética dos plantéis fomentando a cadeia. Vamos apresentar mais de dois mil animais que retratam esta evolução”, disse Antonio Carlos.

Durante a exposição acontece também o 4º Encontro dos Criadores de Ovinos, o 3º Festival do Cão Labrador, o Concurso de Culinária Ovina e Caprina, provas hípicas e roda de canto de fibra que envolve os pássaros. O Senar-AR/MT também vai oferecer gratuitamente o curso de Beneficiamento de Embutidos e Defumados de Ovino e Caprino, terminando com uma tradicional feijoada.

No período também acontece a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar, com a presença de pequenos produtores de artesanato, doces, mel e outros produtos. Estarão participando agricultores da Grande Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Livramento e Santo Antonio do Leverger.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137406/visualizar/