Sobe para 36 número de mortos em confronto no Paquistão
Soldados paquistaneses entraram em choque militantes armados em um enclave Taleban perto da fronteira do Paquistão com o Afeganistão, neste sábado. O confronto matou ao menos seis soldados e 30 militantes, segundo oficiais.
Vários insurgentes e dez soldados ficaram feridos. Não houve confirmação independente do número ou identidade dos mortos e feridos.
O oficial do governo Sami Ullah disse que foram usadas forças terrestres e helicópteros na luta deste sábado, e que seis militantes foram capturados. Segundo ele, as forças paquistaneses mataram cerca de 250 militantes na região nas últimas três semanas e destruíram várias fortalezas dos militantes.
A ação faz parte de uma recém-lançada operação na região tribal de Orakzai para expulsar militantes paquistaneses e estrangeiros. Uma região semiautônoma, Orakzai é considerada um bastião do chefe paquistanês do Taleban, Hakimullah Mehsud, supostamente morto por um ataque aéreo dos EUA em janeiro passado.
A região, em geral, tem uma população de 450 mil habitantes, mas a violência levou dezenas de milhares de pessoas a se mudarem nos últimos meses. Ao menos 10 mil pessoas foram para um campo na região de Kohat desde a última ofensiva no local, na segunda semana de março.
Comentários