Problema é o segundo tipo de doença crônica mais comum no país
Saiba quais atividades ajudam a prevenir dores na coluna
Problema de coluna é a segunda doença mais comum entre os brasileiros que têm doenças crônicas, atingindo 13,5% desta população, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta semana.
Em todo o país, ao menos 59,5 milhões de pessoas, equivalente a 31,3% da população tem alguma doença crônica - problemas que geralmente se desenvolvem de forma lenta e duram por muito tempo, como a própria hipertensão, asma e diabetes. Quase 6% das pessoas declaram ter três ou mais desses problemas.
Geralmente negligenciada, a dor nas costas pode se encaixar no tipo de dor crônica quando persiste por mais de três meses e mostra certos sinais. Por exemplo, se a dor se irradiar para as pernas pode estar relacionada a doenças como lombalgia (dor na região inferior da lombar) ou osteoartrite (destruição da cartilagem que recobre os ossos), a última principalmente em adultos acima dos 50 anos, segundo o ortopedista do IOT-SP (Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo) e do Hospital Bandeirantes, Rubens Rodrigues.
- Em adultos abaixo de 50 anos, as causas mais comuns são lombalgia postural e moléstia degenerativa de disco. Já pacientes acima dessa idade podem apresentar também osteoartrite e estenose do canal vertebral.
A boa notícia é que em 90% dos casos ela pode ser curada em curto prazo sem necessidade de cirurgia. Isso porque a maioria possui origem em atividades corriqueiras, como má postura e prática esportiva com movimentos repetitivos. Entre as mais utilizadas, estão a cirurgia endoscópica na coluna (videoscopia).
Cuidados previnem dores nas costas
- Sente-se em cadeiras com encosto reto
- Ao exercitar-se, erga os pesos com os joelhos flexionados, mantendo as costas eretas
- Se tiver de ficar muito tempo sentado, levante-se a cada 50 minutos e faça pequenos alongamentos
- Exercícios físicos que alongam e fortalecem a musculatura do abdome, costas, pelve e coxas, ajudam na postura
Para quem já sofre de algum problema na coluna
- Prefira modalidades de baixo impacto como natação e hidroginástica
- Faça com parcimônia modalidades de alto impacto e esportes como futebol e basquete
Comentários