‘Peixe Santo’ já está sendo comercializado em Cuiabá
Começou ontem comercialização do Peixe Santo em Cuiabá. Ao todo, serão 115 postos de venda espalhados em pontos diferentes e estratégicos da cidade. A idéia é garantir que a população cuiabana que se abstém da carne vermelha, especialmente a mais carente, tenha o peixe na mesa na Sexta-feira Santa.
De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra, a estimativa é que sejam vendidas entre 450 a 500 toneladas de pescado de tanque. “O projeto é promovido há 19 anos e visa oferecer o peixe a um preço acessível às famílias de baixa renda”, disse. O produto é vendido a um custo de R$ 6 o quilo.
Conforme Bezerra, uma das novidades deste ano é a participação dos piscicultores que fazem parte do projeto Peixe Nosso, também promovido pela administração municipal e que já conta com 100 tanques de peixes abertos no Cinturão Verdão (área rural próximo do Pedra 90) e que será expandido para outras comunidades rurais como a do Sucuri.
Também haverá a intensificação na fiscalização. “Nosso objetivo é ter peixe com preço acessível e de qualidade para população e por isso pedimos para os próprios piscicultores e vendedores do Peixe Santo, que seja um fiscal, e denuncie ser for preciso, para que possamos manter a credibilidade desse projeto social”, explicou.
A comercialização do peixe, especialmente das espécies tambacu e tambatinga, teve início ontem em alguns pontos, entre eles a praça Ulisses Guimarães, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como CPA. Hoje, até o meio dia, todos os 115 locais de venda já deverão estar atendendo.
Comentários