Fundação Ulysses Guimarães de Mato Grosso é destaque nacional
A Fundação Ulysses Guimarães de Mato Grosso (FUG/MT) destacou-se nacionalmente pelo grau de organização e principalmente pelo número de alunos capacitados pelos cursos oferecidos. Atuando a menos de três anos no Estado, a FUG já capacitou 7.350 alunos divididos e dois cursos: Capacitação Política e Gestão Pública Municipal. Dos 141 municípios mato-grossenses a Fundação está presente em 80.
Esses dados tornaram a FUG/MT, na avaliação do presidente nacional da Fundação, deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), em posição de destaque, conquistando o primeiro lugar no ranking nacional das fundações Ulysses Guimarães. A Fundação foi criada pelo PMDB para ser um centro de estudos de ciências políticas e sociais.
“A FUG de Mato Grosso está em primeiro lugar por diversos fatores, entre eles o número de alunos capacitados, o número de municípios que ela atua e por último por ser percussora na celebração de parceiras com universidades e faculdades no Estado. Isso tudo é mérito da diretoria da Fundação, que é presidida pela ex-deputada federal Teté Bezerra. Teté desenvolve um trabalho incansável de promover e tornar acessíveis cursos à distância”, ressaltou Padilha.
De acordo com a presidente estadual da FUG, Teté Bezerra, mesmo com uma estrutura modesta e enfrentando uma série de dificuldades para ampliar o alcance dos cursos de ensino à distância (EAD) as parcerias com as instituições de ensino superior, igrejas, clubes de serviços, Câmaras Municipais e Prefeituras e diretórios municipais do PMDB, foram fundamentais para colocar a Fundação em uma posição de destaque no país.
“A FUG é um instrumento de transformação que o PMDB possui e felizmente conseguimos por meio dos nossos parceiros ampliarmos o alcance da Fundação. Além de capacitarmos militantes peemedebistas e de outros partidos, participam de nossos cursos pessoas sem ligação política, que reconhecem a qualidade dos cursos que oferecemos. Os cursos de Gestão Pública e Formação Política além de ampliar o conhecimento ajudam a ter uma consciência maior do nosso papel da sociedade. Por está razão vamos continuar o trabalho de forma democrática a acessível, visando à construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, frisou Teté Bezerra. Ela acrescentou ainda, que somente nos três primeiros meses de 2010 a FUG/MT entregou 810 certificados de conclusão de curso.
Para 2010, Teté afirma que o curso de Formação de Agentes de Cidadania, lançado no último dia 24 durante o seminário nacional de Formação Política da FUG, também vai contribuir de forma substancial o nível de cidadania da população. “O curso é importantíssimo, mas, além disso, precisamos ainda conquistar três questões fundamentais para ampliar as condições de cidadania do país, que são autonomia, reflexão e consciência”, ponderou a dirigente da FUG/MT.
Para conhecer melhor o trabalho da Fundação Ulysses Guimarães e participar de seus cursos acesse o site: www.fugmt.com.br.
Comentários