Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Março de 2010 às 17:47
Por: Denise Souza

    Imprimir


O peixe é o prato tradicional da Semana Santa, no entanto, para escolher um bom produto o consumidor deve prestar atenção a algumas dicas do Procon Mato Grosso. A principal é a boa condição de conservação do alimento. Os peixes frescos devem ser bem armazenados e o fornecedor deve ter cuidado com a higiene.

No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. O feirante ou vendedor deve usar luvas ao manusear o produto. Durante a compra pressione os dedos para verificar se a barriga do peixe está firme, se os olhos estão brilhantes e salientes e se as escamas estão presas ao corpo do pescado. Peixe muito mole, com os olhos turvos ou escamas soltas indica má conservação do produto.

CONGELADOS

Produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a 18 graus e resfriados abaixo de zero grau. Não é recomendável o consumo de produtos “suados”, pois pode indicar que o equipamento de refrigeração foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

Outra dica está relacionada ao carimbo do S.F.I. (Serviço de Inspeção Federal) ou S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), que traz a data de acondicionamento e o prazo de validade do produto.

Desde maio de 2009, supermercados e estabelecimentos que vendam qualquer tipo de pescado estão proibidos de comercializar o produto congelado a granel. A determinação foi imposta pelo Ministério da Justiça (MJ), sob a alegação que o consumidor deve ser informado sobre o peso líquido real do produto. A medida evita que a quantidade de água usada no processo de congelamento onere o preço do pescado.

O pescado congelado deve ser vendido em bandejas com a respectiva indicação da quantidade do produto antes do congelamento, com nome do produto de origem animal em destaque, sem intercalação de desenhos ou dizeres, além da identificação da origem e do país de origem, conservação do produto e da data de fabricação e validade.

BACALHAU

Ao comprar bacalhau verifique a cor, a consistência e os defeitos perceptíveis. Evite comprar bacalhau salgado e seco com muito sal ou umidade. Se for comprar o produto inteiro, pegue firmemente na parte posterior do peixe, soltando a cauda. Se dobrar, é porque tem água em excesso. Não compre se estiver vermelho ou com pó fino cinzento, branco ou amarelo. Isso revela problemas de processamento e conservação. Atenção às fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue.

Vale lembrar que os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários. Na hora de registrar a compra, o preço equivale á oferta divulgada, portanto o consumidor deve ficar atento e exigir que seus direitos sejam respeitados.

Para consultas, reclamações ou denúncias por falta de higiene ou má conservação de alimentos, o Procon-MT atende em sua sede (Edifício Eldorado Executive Center, Av. do CPA, 917 Bairro Araés - ao lado da Polícia Federal) de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Os consumidores podem ainda se dirigir ao posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro), que funciona das 7h30 às 18h30 de segunda a sexta e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Para mais informações, ligue 151 ou 3613-8500.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137781/visualizar/