Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Março de 2010 às 16:27

    Imprimir


Na próxima quarta-feira (31.03), o Ministério Público Estadual, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá, promoverá audiência pública para discutir o alto índice de mortalidade de crianças menores de um ano, nos hospitais públicos e privados, da capital mato-grossense. O MP instaurou um inquérito civil para apurar a causa dos problemas já que a média histórica de morbidade hospitalar em Cuiabá é superior à média global do próprio Estado, além de Estados como Alagoas, Piauí e Maranhão e cidades como Manaus Campo Grande e Porto Velho. A audiência terá início às 14h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Para o promotor de Justiça Alexandre Guedes, além de apurar as causas, é necessário exigir dos poderes públicos e privados a tomada de providências cabíveis para a resolução da questão, trazendo os índices a pelo menos, padrões equivalentes aos da média nacional”, afirmou. Dados do Ministério da Saúde revelam que enquanto os Estados do Maranhão e Rondônia apresentaram, de janeiro a novembro de 2009, um índice de 2,86 e 1,64, respectivamente, Cuiabá apresentou 9,73.

“A audiência pública servirá para colher elementos necessários à propositura das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para que tal ineficiência não se repita no futuro”, ressaltou o representante do Ministério Público. Além dos órgãos públicos e privados envolvidos, também foram convidados para a audiência pública representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, da Procuradoria da república, do Ministério Público de Contas, do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Hospitais Particulares e das faculdades de medicina de Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137796/visualizar/