Toyota suspende produção em 2 países por queda nas vendas
A montadora japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira que vai suspender a produção durante quatro dias na França e por oito dias no Reino Unido, em consequência principalmente da queda nas vendas provocada pela recente crise de falhas técnicas nos carros da empresa.
A empresa disse que a fábrica de Onnaing, norte da França, onde é produzido o modelo Yaris, suspenderá a produção de 6 a 9 de abril. Na Grã-Bretanha, a produção será suspensa de 29 de março a 1º de abril, e mais tarde de 6 a 9 de abril, nas fábricas de Burnaston, no condado de Derbyshire, e de Deeside, no País Gales.
Nos últimos meses a Toyota anunciou o recall de quase nove milhões de carros em todo o mundo, mais de 1,8 milhão deles na Europa, por falhas no sistema de freio ou no pedal do acelerador de vários modelos.
Nolasco ressaltou, no entanto, que uma das duas interrupções nas redes de montagem da Grã-Bretanha não tem relação com a queda nas vendas, e sim com os preparativos do início da produção do novo modelo híbrido Auris. "Nestes casos, o costume é parar as fábricas durante vários dias, ou até várias semanas", explicou o porta-voz.
Burnaston e Deeside, que fabricam a versão clássica do sedan Auris, serão as primeiras fábricas da Europa a montar veículos híbridos a partir do meio do ano.
Nolasco não confirmou uma informação da agência de notícias japonesa Kyodo de que a Toyota suprimirá 750 postos de trabalho na Grã-Bretanha com um plano de aposentadorias antecipadas.
Comentários