Terminal de VG precisa ampliar instalações para atender crescente demanda, e não receber sanções, como as anunciadas pela presidente do órgão
Anac estuda não autorizar novos vôos no Marechal Rondon
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderá restringir a expansão de novos voos no aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, caso a Infraero não amplie as atuais instalações. A afirmação foi feita pela presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.
O motivo se deve à crescente demanda de passageiros. O aeroporto, que já opera no limite de sua capacidade, registrou no mês passado um crescimento de 44,32% na movimentação de passageiros, em comparação ao mesmo período de 2009. De janeiro a fevereiro de 2010, passaram pelo local 327.772 pessoas.
Além do de Várzea Grande, outros cinco aeroportos também estão na lista dos que mais cresceram em números de passageiros e voos. Os aeroportos de Brasília (DF), Confins, em Minas Gerais, Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Viracopos, em Campinas (SP), também serão afetados pela decisão da Anac.
A assessoria de imprensa informou que a Agência de Aviação não estipulou prazo para deixar de autorizar novos voos, porém, se a movimentação de passageiros continuar crescendo em ritmo acelerado e nada for feito na estrutura do aeroporto, as restrições podem ocorrer a qualquer momento.
Procurado pela reportagem, o superintende da Infraero no Aeroporto Marechal Rondon, Sérgio Kennedy, comunicou que não iria se pronunciar sobre as declarações da presidente da Anac. Por meio de nota, a Superintendência informou que algumas melhorias já foram feitas, como a ampliação do terminal de passageiros de 200 metros quadrados para 700m².
Para atender a demanda que cresce a cada dia, e a Copa de 2014, está em andamento o processo licitatório para início das obras de reestruturação do aeroporto. O projeto prevê a ampliação de todas as áreas do terminal de passageiros, que será equipado com seis pontes de embarque/desembarque, alargamento do estacionamento de veículos, do pátio de estacionamento de aeronaves e das vias de acesso.
Comentários