Qualificação de mão-de-obra é destaque em Rondonópolis
A qualificação da mão-de-obra especializada é trabalho constante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município. Com o curso de costura industrial oferecido pela prefeitura de Rondonópolis mulheres são preparadas diariamente para ingressar no mercado de trabalho, e terem a chance de conquistar emprego e garantir a geração de renda. Cerca de 200 pessoas já passaram pela capacitação oferecida de graça especialmente à comunidade de baixa renda.
Atualmente dois pólos desenvolvem o curso de costura industrial. Um atende a turma no prédio do Centro de Geração de Emprego e Renda do Jardim Iguaçu e outro na antiga sede do Nilmo Júnior, na Vila Aurora. No próximo mês um terceiro espaço vai ser criado e instalado na Unisal, região Salmen.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdemir Soares Castilho, o Biliu, explica que 70 máquinas já foram licitadas para a produção de malhas, jeans e lingerie. “Buscamos a capacitação para que as famílias tenham a chance de alcançar o primeiro emprego e a oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, conta.
Biliu conta que a turma formada no Jardim Iguaçu começou a confeccionar parte dos shorts oferecidos como uniforme para os alunos da Rede Municipal de Ensino. “Grupos de mulheres que receberam qualificação em tecidos pesados se organizaram também para prestar serviço a uma indústria têxtil do Estado de Santa Catarina. Hoje elas produzem cerca de três mil peças de calças jeans por mês”, ressalta.
Outra conquista do curso é a produção de dez mil camisetas em malha mensalmente, resultado da parceria com mais uma empresa de Santa Catarina. A gerente do Departamento de Fomento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, Lourdes Dallmolin, reforça a importância da ação. De acordo com ela, a qualidade ofertada nas aulas práticas e teóricas é que atraem mão-de-obra de fora. “O investimento da atual administração disponibiliza toda a estrutura para que as costureiras possam oferecer um serviço especializado e de qualidade. E esse serviço é reconhecido fora do Estado de Mato Grosso. Com a capacitação elas têm a chance de incrementar a renda familiar.” conclui.
Comentários