Decreto estabelece regras de higiene para casas de tatuagem
O governador Blairo Maggi (PR) assinou decreto em que estabelece normas de higienização para os estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicação de piercing. O Decreto 2.461, desta quarta (24), prevê que haja procedimentos de assepsia para a concessão do Alvará Sanitário.
Dentre outras regras, o dispositivo determina a utilização de materiais como luvas descartáveis, que devem ser trocadas a cada atendimento, a limpeza e esterilização dos materiais utilizados. Também recomenda o uso da autoclave, um equipamento esterilizador. Ao todo, foram incluídas 30 exigências legais para evitar infecções e até mesmo a transmissão do vírus do HIV e a Hepatite C.
Há dezenas de estabelecimentos sem licença, que funcionam em residências ou mesmo nas ruas e praças. Existem tatuadores trabalhando apenas com o material descartável por considerar que isso é o suficiente. A Agência de Vigilância Sanitária do município já tenta fazer o controle dessa atividade e agora as regras valem no âmbito estadual.
Com a sanção do decreto, a expectativa é que ocorra em breve uma fiscalização. No primeiro momento, os agentes devem apenas orientar o tatuador ou o “body piercer”, mas os ambientes totalmente despreparados podem ser de imediatamente “lacrados”. As normas servem para credenciar o trabalho dos bons profissionais, que acabam depreciados pela atuação clandestina e desqualificada de outros.
Comentários