Vasco dá novo vexame e Mancini balança no cargo
Para desespero de sua torcida, o Vasco sofreu nesta quarta-feira sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Carioca. Jogando em casa, o time do pressionado técnico Vagner Mancini virou presa fácil para o Americano e acabou derrotado por 3 a 2, justamente na partida escolhida para a estreia de seu terceiro uniforme.
Com a camisa em segundo plano, o resultado jogou mais pressão ainda sob Vagner Mancini, que entrou em campo ameaçado de demissão. Vice-campeão da Taça Guanabara, o time é somente o terceiro colocado do Grupo B da Taça Rio - com nove pontos em seis partidas, a equipe nem sequer iria para as semifinais se a fase terminasse hoje.
O Americano, por sua vez, chegou aos sete pontos nos mesmos seis jogos, graças a dois gols de Leandro Gomes ainda no primeiro tempo. Vice-lanterna do Grupo A, à frente apenas do Volta Redonda, o time já não tem chances de ir às semifinais, e luta somente para escapar do rebaixamento.
Apesar de jogar fora de casa, foi o Americano que saiu na frente. Aos 17min do primeiro tempo, Leandro Gomes recebeu lançamento em condição legal, invadiu a área e tocou na saída de Fernando Prass, fazendo 1 a 0 para a equipe de Campos dos Goytacazes.
O Vasco, porém, não acusou o golpe e empatou a partida dois minutos depois. Após bela jogada de Márcio Careca pela esquerda, Elton recebeu na entrada da área, girou em cima da marcação e bateu para o gol. O goleiro Fred ainda espalmou, mas não evitou o empate.
Parecia que o Vasco iria tomar conta da partida, mas foi o Americano quem voltou a surpreender. Aos 29min, após cobrança de lateral pela direita, Leandro Gomes recebeu lançamento de Renatinho, entrou na área, driblou Fernando Prass e fez 2 a 1 para os visitantes, que se aproveitaram de nova bobeada da zaga.
À medida em que a partida oscilava, a permanência de Vagner Mancini à frente do Vasco também era incerta. Mas ainda no primeiro tempo, o emprego de Mancini voltou a respirar com o gol de empate marcado aos 45min: após receber na direita, Léo Gago arriscou o chute da entrada da área, acertando a bola no ângulo esquerdo de Fred e fazendo 2 a 2.
A torcida vaiou o time no intervalo, mas talvez não esperasse pelo pior na volta para o segundo tempo. Logo aos 6min, Paulo Henrique avançou pela direita, invadiu a área e tentou o cruzamento. Nilton tentou cortar, mas a bola subiu demais e encobriu Fernando Prass, assegurando o terceiro gol do Americano.
Os visitantes do norte do estado ainda poderiam ter feito o quarto aos 12min, em pênalti pedido sobre o meia Rafinha e não marcado. Na gangorra em que se transformava sua permanência, Vagner Mancini decidiu sacar Rafael Coelho e colocar Dodô em campo aos 15min. No entanto, o time não demonstrava concentração, e se expunha aos contra-ataques do rival.
O Americano ainda perdeu Jader, expulso aos 36min pelo carrinho em Jeferson. O Vasco ainda bem que tentou se aproveitar, partindo para o abafa e acertando travessão de Fred em chute de Magno aos 37min. O time ainda teve duas ótimas chances, parando em Fred na falta de Légo Gago aos 39min e em novo travessão na tentativa de Jeferson aos 40min. Sem, porém, evitar a derrota diante do já acuado Americano.
Em meio a uma fogueira, o Vasco volta a campo agora no domingo, para um compromisso difícil pela sétima rodada da Taça Rio: jogando no Maracanã, a equipe enfrentará o Fluminense, no domingo às 18h30 (de Brasília). O Americano, que ainda tenta fugir da queda, joga um dia antes contra o Madureira, às 16h, em Conselheiro Galvão.
FICHA TÉCNICA
Vasco 2 x 3 Americano
Gols
Vasco: Elton, aos 19min, e Léo Gago, aos 45min do primeiro tempo
Americano: Leandro Gomes, aos 17min e aos 29min do primeiro tempo, e Paulo Henrique, aos 6min do segundo tempo
Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Elder Granja, Fernando (Geovane Maranhão), Titi e Márcio Careca; Nilton, Rafael Carioca (Magno), Léo Gago e Jefferson; Rafael Coelho (Dodô) e Elton. Técnico: Vagner Mancini
Esquema Tático do Americano
3-5-2
Fred; Ruan, Índio e Nirley; Paulo Henrique (Dejair), Jader, Dudé, Willian e Leandro Gomes (Evandro): Rafinha e Renatinho (Edinho). Técnico: Toninho Andrade
Cartões Amarelos
Vasco: Fernando, Rafael Coelho, Léo Gago e Magno
Americano: Dudé, Willian e Fred
Cartões Vermelhos
Americano: Jader
Árbitro
Carlos Eduardo Braga
Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Comentários