Prêmio Rosani Cunha será entregue em Brasília
Articular e integrar o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre a questão do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil organizada. Com este propósito, foi criado o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, que será entregue nesta quinta-feira (25/3), pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
A solenidade de premiação está marcada para as 9h30, no Memorial JK. Foram escolhidas 12 finalistas responsáveis por ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do DF – sendo quatro de governos estaduais ou do DF e oito de governos municipais. Na modalidade Práticas da Sociedade Civil, quatro iniciativas conseguiram se destacar. Também são finalistas cinco estudos acadêmicos – sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.
Com o tema Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social, o concurso - que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal – foi criado com o propósito de articular e integrar o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre a questão do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil organizada.
“O ministério nasceu com três áreas distintas - o Bolsa família, até então ligado à Presidência da República, a assistência social e a segurança alimentar e nutricional - e nós estamos integrando essas ações. Inclusive, estabelecemos um prêmio que não é específico para nenhuma área, mas que contempla a ideia do desenvolvimento social na sua amplitude, e integrando, portanto, todas essas áreas que formam o MDS. Essa integração do ministério foi sempre um grande objetivo de todos nós, e sobretudo da Rosani” , destaca o ministro Patrus.
Premiação - Serão premiados, com a participação em missão internacional (com duração máxima de cinco dias) e missão nacional de intercâmbio (com duração máxima de quatro dias), os seguintes casos:
a) os dois primeiros colocados entre as práticas de governos municipais;
b) o primeiro colocado entre as práticas de governos estaduais e do Distrito Federal;
c) o primeiro colocado entre as práticas da sociedade civil organizada;
d) primeiro colocado entre os classificados na categoria profissional e o primeiro colocado entre os classificados na categoria estudante da modalidade estudos.
O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social foi criado para dar visibilidade e reconhecer boas práticas desenvolvidas nas áreas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar e nutricional. “Observamos vários critérios, entre eles, a questão do impacto na vida dos beneficiários; e como e quais foram os resultados na melhoria da condição de vida da população atendida. Premiar, reconhecer e dar visibilidade a essas práticas e a esses estudos é o caminho para que essas políticas sociais brasileiras tenham êxito”, explica a secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Luziele Tapajós.
Mais informações sobre o Prêmio Rosani Cunha estão disponíveis em www.mds.gov.br/premiorosanicunha.
SERVIÇO
Cerimônia de entrega do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Data: 25 de março de 2010 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Memorial JK, Auditório Márcia Kubitschek, Eixo Monumental, Praça do Cruzeiro - Brasília (DF).
Comentários