Polícia Civil prende quadrilha que desviava dinheiro do Pronaf
Uma quadrilha que se apoderava de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi desarticulada pela Polícia Judiciária Civil, no município de Cáceres (225 km a Oeste), na tarde de terça-feira (23.03). Quatro pessoas foram presas em flagrante quando tentavam sacar dinheiro do Programa, na agência do Banco do Brasil da cidade.
Foram presos Edmogenes Souza de Bergamini, 31, a esposa dele Alessandra Luiz Bergamini, e os aposentados Henriqueta Pedrosa Silva, 57, e Jair Pereira, 59. Os aposentados são considerados “laranjas” do grupo investigado pela Gerência de Investigações Gerais (GIG) da Regional de Cáceres. O delegado regional Percival Eleutério de Paula, informou que o trabalho era realizando há cerca de 2 meses.
A Policia Civil de Cáceres monitorou Edmogenes e sua esposa Alessandra Luiz Bergamini e quando os dois “laranjas” sacavam o recurso do Pronaf, na agência do Banco do Brasil, foram autuados em flagrante. Henriqueta e Jair receberam cerca de R$ 35 mil reais, cada, do Pronaf. Eles iriam ficar com 10 mil e o restante seria repassado à quadrilha. “Na carteira de Edmogenes encontramos vários extratos bancários que indicam que os desfalques podem ser maior”, disse o delegado Percival Eleutério.
O golpe consistia na falsificação de documentos de terras para solicitação de recursos do Pronaf em nome de “laranjas”. Segundo as investigações, Edmogenes Souza de Bergamini, morador de Pontes e Lacerda, recrutava pessoas em Cáceres, geralmente analfabetas e idosos. De posse dos documentos pleiteava financiamentos do Pronaf junto ao Banco do Brasil. Outras pessoas são investigadas nos crimes, entre elas está uma bancária e o marido dela, dono de um escritório de contabilidade, que cuidava da falsificação dos papeis.
O flagrante foi encaminhado à Polícia Federal de Cáceres por se tratar de recurso do Governo Federal. Os presos vão responder por crime de estelionato e contra a ordem financeira.
Comentários